
Indicação solicita retirada de lixo em entorno de escola estadual
Iniciativa de Capitão Gomes (PP) visa garantir a drenagem sustentável de tais estabelecimentos, que terão até 3 anos para se adaptar à norma aprovada nesta quinta-feira.
Estabelecimentos terão 3 anos para se adaptar à proposta de Capitão Gomes
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946Os estacionamentos descobertos de veículos em Piracicaba, com área igual ou superior a 200 metros quadrados, quando em contato direto com o solo, deverão ser pavimentados com materiais permeáveis ou pisos intervalados para garantir a drenagem sustentável de tais estabelecimentos.
A obrigatoriedade foi definida com a aprovação, na reunião ordinária desta quinta-feira (9), do projeto de lei 74/2013, de autoria do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP). Agora, a proposta segue para análise do Executivo. Se sancionada, os estabelecimentos terão até três anos para se adaptar à lei.
Segundo o texto da propositura, os materiais a serem adotados deverão garantir taxa de permeabilidade de no mínimo 25% da água pluvial, além de estar de acordo com a norma aplicável editada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
"Taxa de permeabilidade é o percentual mínimo de área descoberta e permeável do terreno em relação à sua área total, dotada de vegetação que contribua para o equilíbrio climático e propicie alívio para o sistema público de drenagem urbana ou de caixa de brita que permita o rápido escoamento da água", explica Capitão Gomes.
No caso dos estacionamentos existentes antes da sanção do projeto, quando verificada a inviabilidade técnica de alteração de sua pavimentação, poderão ser adotadas técnicas de descompactação do solo e construção de drenos capazes de escoar as águas pluviais, sem prejuízo do cumprimento da legislação municipal.
Já em estacionamentos situados em imóveis públicos, a permeabilidade será implantada de forma progressiva, após a comprovação da existência de condições técnicas e econômicas para tal.
O descumprimento da lei acarretará em embargo na obra e multa de R$ 3.000, dobrada a cada reincidência.
A propositura, segundo Capitão Gomes, "tem o objetivo de contribuir para a diminuição dos efeitos das enchentes em Piracicaba e favorecer a diminuição gradativa da temperatura no perímetro urbano".
"Ainda que, sozinha, essa medida não seja suficiente para eliminar o problema das enchentes, a construção de estacionamentos permeáveis contribuirá para diminuir seus efeitos, já que praticamente nada se fez nesse sentido desde que um diagnóstico realizado em 2001 apontou a necessidade de reverter o estado crítico da drenagem urbana", reforça o autor da iniciativa.
Indicação solicita retirada de lixo em entorno de escola estadual
Vereador solicita reparo em asfalto afundado no Jardim Bartira
Vereador solicita melhorias para o centro de lazer do Jardim Abaeté
Moradores pedem manutenção em poste no bairro Nova Piracicaba
Moradores relatam acúmulo de lixo e galhos em trecho da rua Dr. Paulo de Moraes
Vereador defende novo reservatório de água e mais empregos na região de Artemis
Vereador solicita repintura de vaga de carga e descarga na rua Boa Morte
Pedido de vereador é atendido e rua 10 de Novembro recebe asfaltamento, em Tupi
Moradores solicitam reforma em unidade de saúde com risco de desabamento
Vereador questiona desativação de varejão municipal no bairro IAA
Moradores do Jardim Chapadão reclamam de abandono de terrenos
Vereador solicita implantação de área de esportes e lazer no bairro Sol Nascente
Vereador discute demandas com secretário executivo de Obras
Vereador se reúne com o secretário de Obras e reforça demandas populares
Vereador solicita pintura de mureta da Upa da Vila Sônia