EM PIRACICABA (SP) 08 DE JUNHO DE 2011

Estudantes encaram o desafio de ir à tribuna falar o que pensam

O "Conheça o Legislativo" é a oportunidade de os jovens aprenderem sobre a história de Piracicaba, verem quais são as atribuições dos três poderes da República e sa (...)




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Emerson Pigosso - MTB 36.356


Tem hora em que parece que as palavras fogem da boca.
O "Conheça o Legislativo" é a oportunidade de os jovens aprenderem sobre a história de Piracicaba, verem quais são as atribuições dos três poderes da República e saberem quais papéis cabem a quem foi eleito para representar uma cidade. Mas é, também, a chance de os estudantes sentirem como é exercer a função de vereador e defenderem aquilo que pensam. Assim, o que é trivial para um vereador, como ir à tribuna discutir um projeto, passa a ser um desafio para quem se coloca à frente do microfone para discursar para colegas de classe.

Paulo e Daniele, alunos da 8ª série da Escola Estadual "Profª. Catharina Casale Padovani", viveram tal experiência na manhã desta quarta-feira (8), junto com outros 37 estudantes que participaram do "Conheça o Legislativo" a convite do vereador Carlos Alberto Cavalcante, o Carlinhos (PPS). Durante a simulação de uma reunião ordinária, na qual se debateu um projeto de lei fictício que proibia a prática de bullying em escolas municipais de Piracicaba, Paulo e Daniele foram à tribuna emitir suas opiniões, mas "travaram" logo após saudar o plenário.

Coube a Carlinhos, então, tomar a iniciativa de acalmar os jovens e transmitir-lhes palavras de incentivo. Com dois anos e meio de Casa e ocupante de secretarias da Mesa Diretora desde o início de seu mandato, em 2009, ele aconselhou Daniele a respirar fundo, passou a mão na cabeça de Paulo e deu a ambos dicas sobre quais argumentos usar para justificarem seus pontos-de-vista. Sandro Silveira, do departamento Legislativo, também buscou tranquilizar os estudantes, perguntando-lhes sobre o que achavam do bullying e de seus efeitos no ambiente escolar.

Frank, Jennifer, Pablo e Mateus, que discursaram na sequência, já não demonstraram o mesmo nervosismo dos colegas de classe e expuseram, sem timidez, suas opiniões na tribuna. Com a Mesa Diretora composta por Manuela Candido como presidente, Nicolas Baptista como primeiro-secretário e Jacqueline Ferreira como segunda-secretária, o projeto de lei fictício sobre bullying acabou sendo aprovado pelos estudantes com 12 votos favoráveis e 3 contrários.

JOVENS E POLÍTICA
Os 39 alunos das turmas A e B da 8ª série da Escola Estadual "Profª. Catharina Casale Padovani" que estiveram na Câmara participando do "Conheça o Legislativo" assistiram às apresentações de Fábio Bragança, historiador da Casa de Leis, de Bruno de Oliveira, advogado do departamento Jurídico, e de Sandro Silveira, do departamento Legislativo. O grupo estava acompanhado dos professores Eduardo Biglia Martins, de História, e Ana Carolina Bastos Figueiredo Bistão, de Ciências.

Carlinhos, que entre 2009 e 2010 convidou quase 2 mil estudantes para participarem do projeto, espera manter a média em 2011. "Neste ano, a gente pretende trazer cerca de mil alunos à Câmara, para dar oportunidade a mais escolas", disse o parlamentar. "Vocês vão levar esse conhecimento para a vida toda. Nossa intenção é trazê-los para ver como é a atuação de um vereador na cidade."

O primeiro-secretário da Mesa Diretora listou dois motivos para apontar a necessidade de os jovens se interessarem pela política. Ele citou a saída de Antonio Palocci do comando da Casa Civil da gestão Dilma Rousseff (PT) para mostrar a importância de haver fiscalização sobre os atos dos governantes. "Hoje vemos estampado no jornal um ministro pedir a saida do governo, pressionado. Isso está acontecendo pela segunda vez", disse Carlinhos, em referência ao primeiro desligamento de Palocci da administração federal, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O vereador ainda usou o exemplo da própria Escola Estadual "Profª. Catharina Casale Padovani" para falar da política como meio de cobrar aqueles que foram eleitos para representar a população no Executivo e no Legislativo. "Sinto-me envergonhado ao ver ao redor da escola os alambrados e o muro caindo. Dentro da escola, é bem cuidado, mas há coisas ali que já deveriam estar arrumadas", observou Carlinhos.

 

TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918

FOTOS: Emerson Pigosso / MTB 36.356

Carlos Cavalcante Conheça o Legislativo

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas