
Vereador, em entrevista, destaca projetos de lei em tramitação na Casa
Atividade inédita aconteceu na Escola Estadual Professor Hélio Penteado de Castro, a pedido do vereador Josef Borges (PP)
Projeto Conheça o Legislativo na Escola Estadual Professor Hélio Penteado de Castro
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Em uma iniciativa inédita, o projeto Conheça o Legislativo foi realizado em uma escola, ou seja, fora das dependências da Câmara. Para isso, um grupo servidores foi até a Escola Estadual Professor Hélio Penteado de Castro para explicar como funciona o Poder Legislativo, a pedido do vereador Josef Borges (PP).
Noventa e seis alunos do oitavo ano, divididos em duas turmas, tiveram a oportunidade de conhecer o vereador Josef, que falou sobre a importância do Poder Legislativo e como as leis e a política fazem diferença na vida de cada cidadão. "A política é a única forma, dentro de uma democracia, para resolver problemas e conflitos de cada cidadão e do coletivo", afirmou.
Ele acrescentou que a política faz parte do dia a dia de todos nós e exemplificou. "Se um de vocês quer passear no final de semana, é preciso consentimento dos pais. Se os pais não deixam, começa uma negociação, um debate de ideias. Isso é política", afirmou. Josef disse que é exatamente isso que acontece na Câmara. "Por exemplo, o Poder Executivo apresenta um projeto de lei, uma proposta, nós vamos discutir, debater e até modificar para ajudar a comunidade e termos menos chance de errar", disse.
Após a apresentação de Josef aos alunos, as atividades foram divididas em três partes: apresentação da história de Piracicaba e o surgimento das câmaras; a divisão entre três poderes e o papel dos vereadores e, por fim, a simulação da votação de um projeto de lei.
A arquivista Dayane Cristina Soldan foi a responsável por falar sobre a história de Piracicaba e o surgimento das Câmaras. Ela apresentou a Câmara de Piracicaba desde a sua fundação, há mais de 200 anos, passando pela primeira mulher eleita para vereadora, Ditinha Penezzi.
Ela ainda explicou que, primeiramente, haviam os povoados, depois as vilas e posteriormente as cidades e trouxe dados específicos de Piracicaba, como o primeiro produto taxado depois que Piracicaba se tornou vila, que foram as pessoas escravizadas. "Os senhores pagavam 400 réis por cabeça de cada escravizado", disse.
Ela contou sobre a mudança de lado da cidade, por causa do solo melhor, e mostrou fotos antigas do município, como por exemplo do edifício Comurba.
O agente legislativo, Vinícius Santucci Rossini, detalhou o funcionamento de cada um dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário e como eles se interrelacionam. "É importante saber diferenciar o que cada um deles faz para sabermos a quem devemos cobrar, a quem devemos recorrer quando precisamos de algo", disse.
Durante o encontro também houve a simulação da votação de um projeto de lei sobre a proibição do uso de celular nas escolas, sob o comando da servidora Érica Dinis, da Escola do Legislativo. Entre os alunos, foi realizada a "eleição" de 23 "vereadores" e de uma Mesa Diretora dos trabalhos. Os alunos puderam defender seus pontos de vista em relação ao projeto de lei, justificando suas escolhas e apresentando emendas.
A proposta foi votada, com emendas, nas duas salas. Em uma delas, o projeto de lei que proíbe o uso de celular nas escolas foi "aprovado" com a emenda que sugere que os alunos podem usar os aparelhos nas horas vagas e no intervalo das aulas. Na outra sala, a proposta também foi aceita com emenda para permissão do uso do celular na Sala do Futuro e nos intervalos das aulas.
Essa nova versão do Conheça o Legislativo, fora da Câmara, deve acontecer uma vez por mês. O calendário das escolas a receberem o projeto está sendo elaborado pela Escola do Legislativo da Câmara.
Vereador, em entrevista, destaca projetos de lei em tramitação na Casa
Após solicitações, podas de árvores são realizadas no Parque São Matheus
Requerimento questiona manutenção em banheiro público no Centro
Vereador cobra informações sobre indicações não atendidas no bairro Maracanã
Câmara aprova moção que homenageia clínica por 5 anos de fundação
Moção apoia luta por reposição salarial dos servidores municipais
Vias do residencial Canaã recebem o nome de diácono evangélico
Vereadora solicita informações sobre situação de Centro Comunitário
Câmara aprova homenagens a fotógrafo, colégio e emissora de rádio
Vereador cobra providências para atendimento de hemodiálise na cidade
Vereador destaca os 75 anos do Sindicato dos Contabilistas
Coletivo Black será homenageado com moção de aplausos
Em requerimento, vereador questiona fechamento de escola municipal
Empresa será homenageada por oficina de mecânica para mulheres
Vereadora pede informações sobre empresa de comercio de equipamentos e serviços