Câmara homenageia umas das primeiras conselheiras do XV de Piracicaba
Ex-vereador Milton Nascimento recebe Título de Cidadão Piracicabano
Esta foi a última atividade na Câmara do mandato do vereador Paiva
Reunião solene aconteceu na noite de segunda-feira, 19 de dezembro
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Atividade que encerrou a atuação parlamentar de José Antônio Fernandes Paiva (PT), a reunião solene realizada na Câmara de Vereadores de Piracicaba concedeu o Título de Cidadão Piracicabano ao ex-vereador e cirurgião dentista Milton Nascimento. O ato aconteceu na noite desta segunda-feira, 19, no Salão Nobre Helly de Campos Melges, com a Casa de Leis já em recesso.
Natural de Macatuba (SP), Nascimento tem 84 anos e vive em Piracicaba desde a infância. Nascimento conquistou o mandato na Casa de Leis pela extinta Arena (Aliança Renovadora Nacional), da qual era vice-líder, em 1972. Cumpriu o mandato entre os anos de 1973 e 1976, na mesma legislatura de Jairo Ribeiro de Mattos, Rubens Leite Canto Braga, Haldumont Nobre Ferraz e Antonio Messias Galdino, atual assessor parlamentar do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP).
Paiva agradeceu a Mesa Diretora da Câmara pela cessão do espaço e da estrutura da Câmara, mesmo com o recesso do fim de ano. “Deus me dá a oportunidade de, encerrando a estadia nesta Casa, reconhecer a entrega que esse cidadão de fato e direito piracicabano fez para a nossa cidade. As pessoas não vivem mais para servir, elas querem que o Poder Público as sirvam. Quando alguém se entrega à cidade, o mínimo que podemos fazer é o reconhecimento.”
Em tom de despedida, o parlamentar aproveitou a solenidade para chamar sua equipe de gabinete à frente da mesa dos trabalhos e agradecer aos integrantes do mandato pela dedicação. Paiva recebeu 1.812 votos nas eleições de outubro, quando tentava o terceiro mandato, mas não garantiu a reeleição. “Permanecemos aqui por oito anos, sem a pretensão de ser melhor do que ninguém. Quis cumprir com denodo a função que me era atribuída como fiscalizador.”
Emoção e gratidão foram as expressões que Nascimento usou para definir a homenagem. Ele disse que em 21 de outubro deste ano, na Câmara, foi consultado por Paiva sobre a homenagem. “De pronto, mas atônito, consenti. Tive uma noite de insônia, nervosa e chorosa. Esse comportamento, entretanto, tinha muito a ver com a indagação: o que fiz para merecer a honraria?”, indagou o homenageado, que definiu a si mesmo como detentor de “trajetória discreta de vida”. “Hoje, de coração, sou seu filho mais novo, o que já fazia com os pulmões, evocando a Newton de Mello: cheia de flores, cheia de encanto.”
Amigo do homenageado, o vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), disse que a cidade deve muito ao trabalho de Nascimento. “Hoje Piracicaba está mais feliz, pois ela ganha um filho de valor”, definiu. “É a formalização da Câmara para homenagear as pessoas de atuação marcante na cidade.”
Nas palavras de Cesar Roberto Schmidt, presidente do Sindicato dos Odontologistas de Piracicaba e Região (Sindhosp), Nascimento é um colega “que por muitos anos honrou o nome e a profissão”.
Já Dagmar de Paula Queluz, da FOP/Unicamp (Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Universidade Estadual de Campinas), definiu a homenagem como um orgulho para a classe odontológica. “É importante, cada vez mais, que os dentistas tenham o reconhecimento na cidade”.
A solenidade teve ainda a presença dos ex-vereadores Rubens do Canto Leite Braga, atual presidente do Instituto Formar, Waldemar Romano, e Antonio Oswaldo Storel, hoje chefe de gabinete do vereador Paulo Camolesi (Rede). Houve, ainda, apresentação musical da cantora Celinha Marchini, acompanhada de Paulo Celso Guimarães Souza ao violino e de Sandra Marques ao violão 7 cordas.
O HOMENAGEADO – Milton Nascimento estudou no então Grupo Escolar Prudente de Moraes, serviu o Exército na Infantaria de Caçapava e concluiu a graduação em odontologia na PUC-Campinas, em 1956. No ano seguinte, casou-se com Terezinha Alves de Moraes, com quem teve os filhos Lucia Helena, Diva Maria, Silvia e Milton Júnior, todos piracicabanos.
Sua atuação profissional na cidade teve início num gabinete dentário no Centro, em um cômodo na residência de sua casa. Atendeu ainda no ambulatório Odontológico do Sesi, também na área central da cidade. É um dos fundadores da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas de Piracicaba (APCD), da Cooperativa de Compras em Comum dos Cirurgiões Dentistas de Piracicaba, da Cooperativa de Consumo dos Bancários e Profissionais Liberais de Piracicaba, e foi um dos mais jovens presidentes do Rotary Clube de Piracicaba.
Notícias relacionadas
Voto de Congratulações reconhece produtora de shows e eventos
Líderes comunitários e projetos recebem homenagem pelo Dia da Favela
República Gato Preto recebe moção de aplausos pelos seus 60 anos
Câmara celebrou o Dia do Cirurgião Dentista
Criador da banda Opus recebe o Título de Cidadão Piracicabano
Em primeiro no Ideb, Escola Honorato Faustino recebe moção de aplausos
Câmara entrega Título de Cidadão Piracicabano ao criador da banda Opus
Solenidade tem entrega da Medalha de Mérito Científico e Tecnológico
Proprietários de lanchonete que completou 30 anos recebem moção
Moção reconhece primeira edição de festival de dança metropolitano
Dia Municipal da Agroecologia é celebrado com homenagem a ativista
Oficiais são homenageados com o “Título de Policial Padrão”
Reunião solene contemplou Agentes Penitenciários
Empresa do ramo de móveis corporativos recebe homenagem da Câmara