EM PIRACICABA (SP) 09 DE AGOSTO DE 2022

Exposição, solenidade e livro marcam os 200 anos da Câmara

Programação conta com homenagens a ex-funcionários e ex-presidentes, além de exposição e lançamento de livro sobre o bicentenário




Toque na imagem para aumentar

Bicentenário da Câmara Municipal de Piracicaba será comemorado nesta quinta-feira (11) com atividades que remetem à história da instituição e homenagens a personalidades que marcaram os últimos anos do Poder Legislativo

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


O bicentenário da Câmara Municipal de Piracicaba será comemorado, nesta quinta-feira, 11 de agosto, com atividades que remetem à história da instituição e homenagens a personalidades que marcaram os últimos anos do Poder Legislativo. As ações comemorativas ao aniversário estão descritas no decreto legislativo 23/2022, de autoria da Mesa Diretora. A programação foi elaborada pela Comissão Comemorativa dos 200 anos, criada por meio de ato da presidência e formada por servidores da Câmara.

Às 19 horas, no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, haverá sessão solene em alusão ao bicentenário e também ao aniversário de 255 anos de Piracicaba, celebrado em 1º de agosto. Na ocasião, em evento aberto ao público, serão homenageadas 25 entidades, organizações e integrantes da sociedade civil, que atuam em diversas áreas, com o Título Destaque Legislativo. A indicação dos homenageados foi feita pelos vereadores.

Em homenagem à primeira reunião camarária, que ocorreu em 11 de agosto de 1822, os vereadores da atual legislatura serão homenageados em nome das legislaturas anteriores. Haverá, ainda, o lançamento do livro “Uma comunidade do Oeste Paulista – Os duzentos anos de instalação da Câmara Municipal da Vila Nova da Constituição, 1822”, de autoria da historiadora Marly Therezinha Germano Perecin.

No livro, constam dados históricos desde a fundação da Casa. Foram impressos mil exemplares da publicação, que serão distribuídos gratuitamente. A historiadora assinará o termo de doação de dois mapas históricos da cidade, que faziam parte de seu acervo pessoal e serão transferidos para o acervo do Poder Legislativo.

O presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (PP), lembra que de 1822 aos dias atuais várias questões passaram obrigatoriamente pela Câmara, como a mudança de vila para cidade, em 1856, e a oficialização do nome Piracicaba, em 1877, feita pelo então vereador e presidente Prudente de Moraes Barros. "Das várias legislaturas que passaram pela Casa, há algo que se manteve invicto nesses dois séculos: estamos aqui para servir a cidade e seus munícipes. É o que queremos expressar a toda a população nestas atividades", afirma.

A reunião solene será transmitida ao vivo pela TV Câmara, nos canais 11.3 em sinal aberto, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, com retransmissão nas mídias sociais, Facebook e Youtube, e também pela RadioWeb.

SERVIDORES  Entre as atividades, será realizado, às 9 horas, um ato solene a convidados em homenagem a ex-funcionários da Casa. Na ocasião, um grupo de 16 servidores aposentados será lembrado pelos trabalhos prestados à instituição: Anita da Conceição Thomaziello, Antonio Eduardo Fischer, Carlos Alberto de Oliveira, Dezidério Paparotto Neto, Jorge D´Assunção Severino Rodrigues, Luis Antonio Rolim, Margarida Vitti Negri, Maria Angela do Amaral, Maria de Lourdes Messias de Souza, Maria Lúcia da Silva Rodrigues, Maria Rosa Ramalho Vieira, Marli Aparecida Melega Albano de Paula, Miromar Aparecido Rosa, Mônica Rodrigues de Faria, Rubens Vitti e Sueli Maria Angeleli Barbary.

Também serão homenageados os ex-presidentes da Casa: Antonio Messias Galdino, Adalberto Felício Maluf, Irineo Ulisses Bonazzi, Francisco Rogério Vidal e Silva, Vanderlei Luiz Dionísio, Jorge Rodrigues Martins, Antonio Oswaldo Storel, Gustavo Ranzani Herrmann, José Aparecido Longatto, João Manoel dos Santos e Matheus Antonio Erler.

EXPOSIÇÃO – A programação do dia 11 de agosto ainda conta com a abertura de uma exposição sobre os 200 anos da Câmara. Através da reprodução de documentos e fotografias históricas, serão retratados na mostra 25 fatos que marcaram a trajetória da instituição bicentenária.

A exposição será aberta à população e ficará disponível do hall do Salão Nobre “Helly de Campos Melges” até 9 de setembro, no horário de expediente da Casa e também durante as sessões solenes realizadas no local.

Entre os fatos presentes na mostra estão documentos que remetem à eleição de Prudente de Moraes à presidência da República, em 1894, e à eleição de Maria Benedita Pereira Penezzi, a Ditinha Penezzi, em 1956, que foi a primeira mulher e a primeira pessoa negra a tomar posse como vereadora, pelo voto popular, na história Câmara Municipal de Piracicaba. 

Também serão reproduzidos documentos que rememoram a posse de Antonio Messias Galdino, em 1975, como o primeiro presidente negro da história do Legislativo piracicabano, além de retratos da posse, em 2013, de Madalena, a primeira vereadora transexual da história da Casa.

Em 200 anos de existência, a Câmara teve 16 parlamentares mulheres e 12 parlamentares negros. 

A exposição é uma parceria entre o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo e o Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Piracicaba, com trabalhos do designer gráfico Saulo Macedo e do repórter fotográfico Davi Negri.

A Comissão Comemorativa dos 200 anos, responsável pela organização da programação, é composta pelo chefe do Departamento de Comunicação Social, Rodrigo Alves, pela chefe da Procuradoria Legislativa, Patrícia Midori Kimura, e pelos chefes dos departamentos Mariane Pereira de Souza (Legislativo), Milena Petrocelli Furlan Dionísio (Administração e Documentação) e Adriano Albuquerque (Tecnologia da Informação). Do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo fazem parte a arquivista Giovanna Fenili Calabria e o servidor Bruno Didoné de Oliveira. Da assessoria especial da presidência, Valéria Aparecida Rodrigues.

Bicentenário Câmara André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Gilmar Tanno Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales Ciro da Van

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas