
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Proposituras do vereador Cássio Luiz solicitam informações sobre a falta de profissionais psiquiatras para atender no CAPS infanto-juvenil
Falta de médicos psiquiatra motiva questionamentos ao Executivo
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Requerimentos 629 e 630/2021, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL), aprovados em discussão única, na 17.ª reunião extraordinária de ontem (17) solicita informações do Executivo sobre a falta de médico Psiquiatra nos CAPS infanto-juvenil, especialmente na região de Santa Teresinha, na Vila Sônia.
O parlamentar considera que é grande a demanda para atendimentos a crianças e adolescentes, essencialmente para os pacientes e as famílias. E, que todos os bairros dependem deste atendimento médico. "Entretanto a falta de médico psiquiatra nos CAPS acaba gerando demora para o atendimento e estresse para os funcionários por não poderem dar um atendimento digno à população", avalia o parlamentar, que ainda avalia que muitos adolescentes fazem uso de remédios controlados, e que estão em tratamento, necessitando de um médico psiquiatra para prescrever a receita.
O parlamentar também considera que ao tomar um remédio psiquiátrico, ele promove mudanças neurofisiológicas, as quais, o cérebro se adapta. "Se o paciente interrompe abruptamente o uso da medicação psiquiátrica, especialmente antidepressivos, ansiolíticos e antipsicóticos, pode desencadear sintomas de retirada, ou síndrome de descontinuação", disse.
Além de observar que nas UPAS do município não é permitido prescrever receitas de remédios psicotrópicos de uso contínuo. "É essencial que não falte médico psiquiatra nos CAPS do município. Estamos falando de vidas e respeito ao ser humano. O esclarecimento dos fatos narrados mostra a indignação e o sofrimento causado a esses moradores que merecem uma saúde pública melhor", alerta.
Nos requerimentos, o vereador quer saber qual o número de funcionários efetivos no CAPS Infanto-juvenil; se destes funcionários quantos se encontram de férias ou afastados; quantos médicos são necessários para atendimento nos CAPS Infanto-juvenil; qual a média de pacientes atendidos mensalmente; qual é o plano emergencial do Executivo para solucionar o problema da falta de médicos; qual a carga horária destes profissionais e outras informações oportunas.
Vila Sônia
No requerimento 630/2021, o vereador Cássio se reporta à falta de psiquiatra no CAPS - Vila Sônia, considerando que o bairro Santa Teresinha possui um grande número de moradores que são usuários do SUS, onde a demanda para atendimentos a esses usuários é essencial para a população local e os bairros adjacentes, que também dependem dos atendimentos destes médicos.
No requerimento o parlamentar reitera as indagações sobre qual o número de funcionários efetivos no CAPS Vila Sonia. Destes, quantos se encontram de férias ou afastados. Quantos médicos são necessários para atendimento nos CAPS. Qual a média de pacientes atendidos mensalmente no CAPS Vila Sonia. Qual é o plano emergencial o Executivo para solucionar o problema da falta de médicos na policlínica. Qual a carga horária dos médicos. E, outras informações oportunas.
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Vereador reforça pedidos de melhorias em área de lazer do Santa Rosa
Trancistas recebem Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Ações contra a pedofilia aproximam vereadores
Vereador recebe visita de atriz e miss
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Falta de iluminação na SP-304 motiva representação
Moradores do Serra Verde cobram solução para odor persistente no bairro
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município