EM PIRACICABA (SP) 18 DE JUNHO DE 2021

Falta de médicos psiquiatra motiva questionamentos ao Executivo

Proposituras do vereador Cássio Luiz solicitam informações sobre a falta de profissionais psiquiatras para atender no CAPS infanto-juvenil




Toque na imagem para aumentar

Falta de médicos psiquiatra motiva questionamentos ao Executivo

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Requerimentos 629 e 630/2021, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL), aprovados em discussão única, na 17.ª reunião extraordinária de ontem (17) solicita informações do Executivo sobre a falta de médico Psiquiatra nos CAPS infanto-juvenil, especialmente na região de Santa Teresinha, na Vila Sônia.

O parlamentar considera que é grande a demanda para atendimentos a crianças e adolescentes, essencialmente para os pacientes e as famílias. E, que todos os bairros dependem deste atendimento médico. "Entretanto a falta de médico psiquiatra nos CAPS acaba gerando demora para o atendimento e estresse para os funcionários por não poderem dar um atendimento digno à população", avalia o parlamentar, que ainda avalia que muitos adolescentes fazem uso de remédios controlados, e que estão em tratamento, necessitando de um médico psiquiatra para prescrever a receita.

O parlamentar também considera que ao tomar um remédio psiquiátrico, ele promove mudanças neurofisiológicas, as quais, o cérebro se adapta. "Se o paciente interrompe abruptamente o uso da medicação psiquiátrica, especialmente antidepressivos, ansiolíticos e antipsicóticos, pode desencadear sintomas de retirada, ou síndrome de descontinuação", disse.

Além de observar que nas UPAS do município não é permitido prescrever receitas de remédios psicotrópicos de uso contínuo. "É essencial que não falte médico psiquiatra nos CAPS do município. Estamos falando de vidas e respeito ao ser humano. O esclarecimento dos fatos narrados mostra a indignação e o sofrimento causado a esses moradores que merecem uma saúde pública melhor", alerta.

Nos requerimentos, o vereador quer saber qual o número de funcionários efetivos no CAPS Infanto-juvenil; se destes funcionários quantos se encontram de férias ou afastados; quantos médicos são necessários para atendimento nos CAPS Infanto-juvenil; qual a média de pacientes atendidos mensalmente; qual é o plano emergencial do Executivo para solucionar o problema da falta de médicos; qual a carga horária destes profissionais e outras informações oportunas.

Vila Sônia

No requerimento 630/2021, o vereador Cássio se reporta à falta de psiquiatra no CAPS - Vila Sônia, considerando que o bairro Santa Teresinha possui um grande número de moradores que são usuários do SUS, onde a demanda para atendimentos a esses usuários é essencial para a população local e os bairros adjacentes, que também dependem dos atendimentos destes médicos.

No requerimento o parlamentar reitera as indagações sobre qual o número de funcionários efetivos no CAPS Vila Sonia. Destes, quantos se encontram de férias ou afastados. Quantos médicos são necessários para atendimento nos CAPS. Qual a média de pacientes atendidos mensalmente no CAPS Vila Sonia. Qual é o plano emergencial o Executivo para solucionar o problema da falta de médicos na policlínica. Qual a carga horária dos médicos. E, outras informações oportunas. 

 

 

Legislativo Cassio Luiz

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas