EM PIRACICABA (SP) 06 DE FEVEREIRO DE 2023

Inscrições ao debate sobre o "Carnaval de Piracicaba" vão até dia 14

Roda de conversa promovida pela Escola do Legislativo debate os aspectos históricos das mais variadas formas desta manifestação popular; o evento será on-line




Toque na imagem para aumentar

Inscrições ao debate sobre o "Carnaval de Piracicaba" vão até dia 14

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A Escola do Legislativo de Piracicaba, "Antonio Carlos Danelon - Totó Danelon" promove a Roda de Conversa "Carnaval de Piracicaba: aspectos históricos de suas diversas formas de manifestação". As inscrições foram abertas na última sexta-feira (3) e prosseguem até a terça-feira (14). O evento será on-line. Os interessados podem acessar o site da Escola do Legislativo e preencher a ficha de inscrição. Clique aqui

O curso atua no eixo temático sobre discussão cultural, tendo como público alvo as pessoas em geral. O módulo será apresentado das 14 às 16 horas, na quarta-feira (15). 

O conteúdo programático do evento contará com diálogos abordando algumas das diversas formas de manifestação do carnaval de Piracicaba, como as escolas de samba, a Banda do Bule, a Banda da Sapucaia, demais blocos e cordões.

Atuarão como facilitadores: Ariovaldo Benitez (Vado Mirante) - empresário, ensusiasta do carnaval, que montou, em 1977, juntamente com alguns amigos, o cordão carnavalesco “Banda do Bule”, tendo participação ativa no carnaval de rua da cidade, através dos desfiles dos blocos e escolas; Guilherme Melo - cavaquinhista, percussionista, intérprete, compositor e professor. Conhecedor de teoria musical, apoio vocal e variações vocais como 1ª., 3ª., 8ª. Fez parte da Escola de Samba Caxangá, onde atuou como compositor de samba enredo e intérprete na avenida. Ao longo dos anos, integrou diversos grupos de samba, como “Na Palma da Mão”, “Fresta Samba”, “Tirando Uma Onda”, “Sambaí”, “Razões de Sobra” e “Quarteto Tom Brasil”. Atualmente desenvolve trabalhos musicais com a cantora Thelma Sturion, além dos artistas Sandra Rodrigues, Juca Ferreira, Samba da Maria, Fantástico do Samba, dentre outros.

Além de Jonas Tadeu Parisotto - advogado, morador do bairro Alto, que fez parte do movimento cultural que promoveu a iluminação de natal da Sapucaia, a Pinacoteca a céu aberto na praça da Sapucaia e é um dos fundadores em 1996 da Banda da Sapucaia ao lado de Kerko Tomaziello, Rubens "Binho" Santana, Étão Carraro, José Fernandes (Zé Beto), Ricardo Santana de Arruda Leme (Tadão), Antônio José Boldrin e André Luiz. Nos primeiros anos fez o registro fotográfico dos hoje históricos desfiles carnavalescos.

O vereador Pedro Kawai (PSDB), na condição de diretor da Escola do Legislativo será o mediador do evento. Empresário, administrador de empresas, o parlamentar, entre outubro de 2006 e junho de 2012 foi diretor do Centro Cultural na Estação da Paulista. Foi também presidente do Conselho Municipal do Idoso de 2011 a 2012, período em que trabalhou junto ao Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Foi primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara nos biênios 2015-2016 e 2017-2018, presidente da Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia (2013-2014-2015-216) e presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social (2017-2018). Foi também, no biênio 2019-2020, vice-presidente da Câmara Municipal, relator da Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia e membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. No biênio 2021-2022, foi segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara, presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas e relator da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

SERVIÇO - a roda de conversa online será realizada através do aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube (Escola do Legislativo Piracicaba), os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp. Somente os participantes que preencherem a ficha de avaliação dentro do prazo, receberão certificado de participação.

Escola do Legislativo

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas