EM PIRACICABA (SP) 21 DE MARÇO DE 2025

Palestrante aborda o papel da mulher em trânsito

Na quinta-feira (20), Valéria Penatti ministrou a palestra "Mulheres em Trânsito" em evento virtual da Escola do Legislativo de Piracicaba




Toque na imagem para aumentar




A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba transmitiu nesta quinta-feira (20) a palestra “Mulheres em Trânsito”, exibida em canal do YouTube, que busca refletir sobre os estereótipos associados às mulheres em trânsito e os seus preconceitos perante a sociedade, com a palestrante Valéria Penatti, que tem 25 anos na área de trânsito, aposentada da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Piracicaba e educadora de trânsito.

A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, que iniciou a palestra, destacou que a palestra inicia um ciclo de atividades de educação para o trânsito. “É muito bom estar aqui para ouvir a Valéria Penatti falar sobre educação para o trânsito e hoje com a palestra ‘Mulheres em Trânsito’, bem no mês da mulher, a gente recebe essa temática e esse assunto importante, que é o trânsito, que impacta nas nossas vidas diariamente.”

A palestra abordou assuntos como a competitividade entre homens e mulheres no trânsito, o preconceito que as mulheres sofrem, entre muitos assuntos relevantes.

A palestrante Valéria Penatti iniciou seu discurso com dados comparativos entre homens e mulheres no trânsito e mostrou a diferença entre cada grupo que respeita as leis e normas do trânsito. Segundo os dados mostrados na palestra, 15% dos homens respeitam os semáforos, já 85% das mulheres respeitam os semáforos. “Nesse primeiro momento, quero falar sobre a competitividade, que na verdade não é sobre quem é melhor, se é o homem ou a mulher, mas as diferenças entre si, quem respeita, quem não respeita”, concluiu a palestrante.

A palestrante destacou que, segundo uma seguradora britânica, os quesitos principais da mulher são segurança, respeitar as sinalizações e o maior domínio do carro, assim como do movimento. “Essas qualidades da mulher afetam no resultado de serem as pessoas que menos sofrem acidente no momento em 2025, são as mulheres.”

Valéria deu destaque às campanhas que abordam o assunto ‘Mulheres em Trânsito’ e destacou uma em específico da seguradora Renault, sendo a campanha ‘#EuDirijoComoMulher’. “Deixei aqui uma que fala muito desse posicionamento dessa mulher que usou essa hashtag ‘Eu Dirijo Como Mulher’, vendo o resultado tão positivo que a mulher estava causando nos veículos comprados e no resultado final.”

“Temos que aprender, tanto os homens quanto as mulheres, um com os outros. Nós temos que pegar todo esse contexto e analisar ‘onde eu posso contribuir’. Não é ‘onde estou errando’, é ‘onde eu posso ser melhor’”, disse a palestrante Valéria ao final da palestra.

Escola do Legislativo

Texto:  Andressa Braz
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas