
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Entidade atende e acompanha crianças e adolescentes que sofreram abusos e em situação de vulnerabilidade
Vereador visitou a entidade na manhã desta sexta-feira (14)
Crédito: Sidney JrNa manhã desta sexta-feira (14), o vereador Pedro Kawai visitou o Crami (Centro Regional de Registro e Atenção aos Maus Tratos na Infância), para ajudar na divulgação dos projetos realizados pela entidade, preocupada em cuidar de crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica.
O Crami tem a função de executar a prevenção, programas, projetos e serviços de proteção social a crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade, seja de riscos pessoais ou sociais.
O serviço realizado pela entidade é o de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na Proteção Básica. Trata-se de um acompanhamento psicológico às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Os recursos são provenientes do Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).
Um dos projetos, feito em escolas, identificou 34 abusos de crianças e adolescentes do zero aos 18 anos. Os alunos se manifestaram por meio de atividades lúcidas e, para chegar até a entidade, a vítima passa por um processo para saber se haverá a necessidade do acompanhamento psicológico.
“A realidade é muito dura. É difícil diagnosticar. Muitas vezes as mães não acreditam”, disse o vereador Pedro Kawai. “A família que acredita faz com que a criança se sinta menos culpada e o sofrimento é menor. Já tivemos casos de adolescentes precisarem sair de casa”, relatou a coordenadora da entidade, Maria Hilma de Oliveira Ganzella.
O projeto tinha a capacidade de atender 60 demandas, mas foram atendidos 87 casos em 2018. Os integrantes da entidade relataram abusos feitos até com crianças autistas. “Os mais fragilizados são as vítimas”, disse o psicólogo Nivaldo Filho.
A intenção da organização social é transformar esse projeto em política-pública.
O serviço possui a parceria da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), que ajuda no atendimento das crianças e adolescentes e indivíduos em situação de rua, além de um complemento de atendimento especializado para as famílias das vítimas e demais envolvidos nos casos. Outro apoio vem do Cram (Centro de Referência em Atendimento à Mulher), que atende as mulheres vítimas de violência.
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Vereador solicita operação tapa-buracos na Rua Pistoia, no Bairro Verde
Moradores pedem manutenção em poste no bairro Nova Piracicaba
Moradores relatam acúmulo de lixo e galhos em trecho da rua Dr. Paulo de Moraes
Vereador solicita limpeza e retirada de entulho na Paulista
Vereador solicita repintura de vaga de carga e descarga na rua Boa Morte
Pedido de vereador é atendido e rua 10 de Novembro recebe asfaltamento, em Tupi
Vereador solicita manutenção da praça Takaki
Vereador pede limpeza de praça no Jardim Parque Jupiá
Vereador solicita manutenção de iluminação pública no Jupiá
Dia Nacional dos Metalúrgicos é comemorado na Câmara
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereador pede melhorias para o bairro Pau D’Alhinho
Vereador divulga curso sobre orçamento público e repasses para o Fumdeca
Solenidades vão celebrar Revolução de 32 e aniversário de rede de farmácias