EM PIRACICABA (SP) 04 DE ABRIL DE 2025

Letícia Françoso é homenageada pela luta por pessoas com deficiência

Letícia Peres Françoso recebeu moção de aplausos de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB)




Toque na imagem para aumentar

Cerimônia de entrega de moção de aplausos para Letícia Françoso

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




Letícia Peres Françoso, que por dois mandatos atuou como presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, foi homenageada pela Câmara, durante a 17ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (3). Ela recebeu a moção de aplausos 44/2025, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB). 

A homenagem contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Marcos da Costa, o secretário municipal de Cidadania e Parcerias, Paulo Nardino, que representou o prefeito Helinho Zanatta (PSD), além do servidor da Câmara e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef), Wander Viana. A atual presidente do Conselho Estadual dos Assuntos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Ariane Queiroz Sá, também esteve presente na cerimônia.

O vereador Pedro Kawai agradeceu a presença das autoridades e ressaltou a relevância do trabalho de Letícia. "Todas as esferas dos direitos da pessoa com deficiência estão representadas aqui para reconhecer sua luta", afirmou. Ele lembrou também a atuação de Chico Pirata, que dá nome a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba, e seu legado na luta da pessoa com deficiência. "Ser bom profissional é obrigação, ser referência é para poucos. Chico Pirata foi e você é referência", afirmou.

Ariane Queiroz Sá declarou que é uma responsabilidade grande assumir a presidência e pretende dar continuidade ao trabalho de Letícia. "Quando somos pessoas com deficiência e estamos a frente de um movimento, a responsabilidade é dobrada. Letícia executou isso com muito esmero", afirmou.

O secretário municipal de Cidadania e Parcerias, Paulo Nardino, também parabenizou Letícia e ressaltou a importância do trabalho dos conselhos municipais e a urgência das pautas relacionadas às pessoas com deficiência. "Esta é uma pauta mais do que importante, é urgente", disse.

Marcos da Costa enfatizou a relevância das conquistas alcançadas durante a gestão de Letícia. "Aprendi com Letícia alguns gestos simbólicos para inclusão. Como falar primeiro fora do microfone e fazer uma rápida áudio descrição, ambos para pessoas com deficiência visual", afirmou. Ele disse que testemunhou o que foi feito no conselho comandado por Letícia. "É um órgão extremamente relevante na discussão de políticas para pessoas com deficiência. Letícia deixou um legado gigantesco para o Estado em termos de inclusão", disse.

A homenageada também fez suas apresentações para pessoas com deficiência e lembrou que foi homenageada outras vezes por sua atuação no esporte. "Mas a homenagem de hoje  tem a ver com o que posso fazer para mudar a vida das pessoas. Agradeço muito essa moção. Nossas lutas e conquistas foram além do que eu podia imaginar. Resultado só foi alcançando porque escolhi servir. Só tenho gratidão neste momento". 

CONSELHO ESTADUAL - De acordo com a propositura, Letícia Françoso deixou recentemente a posição de presidente do Conselho Estadual, cargo que assumiu inicialmente após a vacância causada pelo falecimento do então presidente Chico Pirata. Recentemente, no dia 24 de março, foi realizada a posse dos novos conselheiros. 

Sua saída foi marcada por uma "cerimônia emocionante, na qual expressou sua gratidão pela oportunidade de liderar e por sua participação em um espaço de grande relevância social". Em seu discurso, Letícia destacou a importância da persistência e citou um trecho da poetisa Cecília Meireles: "Não venci todas as vezes que lutei, mas perdi todas as vezes que deixei de lutar". Ela pediu aos novos conselheiros que permaneçam fiéis aos seus princípios e ao compromisso com a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência e reforçou o slogan do movimento: "Nada sobre nós sem nós".

 

 

Pedro Kawai Homenagem

Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas