EM PIRACICABA (SP) 13 DE SETEMBRO DE 2021

Livro sobre distrofia ajuda famílias a lidarem com diagnóstico

Autora da publicação, Fabiana Salvador, foi recebida nesta segunda-feira (13) pelo vereador André Bandeira (PSDB).




Toque na imagem para aumentar

Objetivo do livro é contribuir para famílias lidarem com diagnóstico

Crédito: Assessoria parlamentar


O vereador André Bandeira (PSDB) recebeu, na segunda-feira (13), a médica pediatra intensivista, Fabiana Salvador, e seu marido, também médico e ginecologista, Eduardo Salvador. Ela é autora do livro “Looping – O diagnóstico da Distrofia Muscular de Ducheen e seu impacto na vida de uma família”, lançado no último dia 7. Na ocasião, presenteou o parlamentar com um exemplar, além de detalhar todo o processo de escrita.

Visando auxiliar diagnósticos precoces com possibilidade de intervenção mais efetiva e com maior qualidade de vida, Fabiana relata como foi o processo de descoberta e o impacto que isso teve na vida e na rotina da família. “Resolvi contar a minha história e da minha família no intuito de ajudar outras mães e famílias que estejam passando por momento parecido ou que veem nos diagnósticos o fim de seus planos por tempo indeterminado”, disse. 

A renda obtida com a venda do livro será destinada à Aliança Distrofia Brasil, ONG que auxilia os pacientes e suas famílias. “É muito importante que iniciativas de empatia como a da Fabiana existam. O relato da história e de todas as dificuldades que ela e a família passaram após a descoberta auxilia outras famílias a terem diagnósticos precoces e também dá mais informações, e consequentemente segurança, para quem acaba de descobrir a distrofia e não sabe como agir”, disse o vereador. 

Como presidente do Fórum da Pessoa com Deficiência, o parlamentar adiantou que fará um convite à Fabiana para que ela possa contar a história do livro também às outras pessoas e, com isso, informar e tranquilizar famílias que passam por esse mesmo processo.

MÊS DAS DISTROFIA MUSCULARES - Setembro é o mês das distrofias musculares, cuja cor representante é a verde. No dia 7, Dia da Conscientização Duchenne, a pedido de Fabiana ao vereador, André Bandeira encaminhou a solicitação ao secretário de Governo, Carlos Beltrame, para que alguns locais da cidade fossem iluminados com a cor.

Legislativo André Bandeira

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas