EM PIRACICABA (SP) 19 DE FEVEREIRO DE 2025

Mandato coletivo entrega homenagem à Associação Remo de Piracicaba

Moção de aplausos reconhece projeto que realizou o diagnóstico ambiental da Bacia do Rio Piracicaba




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


Neste sábado (15), a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, entregou a moção de aplausos 222/2024 à associação Remo de Piracicaba, pela expedição científica do projeto "Diagnóstico Ambiental da Bacia do Rio Piracicaba", que teve como objetivo avaliar a qualidade da água e identificar os impactos dos afluentes no sistema fluvial.

A entrega ocorreu durante o 7º Passeio a Remo no Rio Piracicaba, que teve início no Largo dos Pescadores, com percurso final no bairro de Ártemis. A homenagem foi recebida pelo presidente da Associação Remo de Piracicaba, José Valdir Lopes Junior, que agradeceu o Mandato Coletivo e afirmou estar muito honrado pela moção.

O projeto do diagnóstico, liderado pela Associação, foi executado com apoio das empresas BluestOne, Mérieux Nutrisciences, além da Agência PCJ e da SOS Rio Piracicaba e diversos pesquisadores especializados. De acordo com a Associação, a expedição, realizada em dezembro de 2024, envolveu uma série de análises técnicas e ambientais, como a utilização de DNA ambiental, que permite identificar fragmentos genéticos de espécies presentes na água.

"Essa tecnologia foi essencial para mapear as espécies de peixes que ainda habitam o rio, subsidiando futuras ações de repovoamento e conservação da biodiversidade", explicou o presidente, José Valdir. O conjunto de análises, incluindo água tratada, águas superficiais, como rios, efluentes, efluentes atmosféricos e solo, visa diagnosticar com precisão os desafios enfrentados pela bacia e sugerir estratégias para sua conservação e recuperação.

Para o diagnóstico, os pesquisadores e organizadores percorreram cerca de 115 km, saindo da nascente do Rio Piracicaba, formada no encontro dos rios Atibaia e Jaguari, até sua foz, no encontro com o Rio Tietê. Segundo a Associação, o projeto é a primeira etapa de um estudo mais amplo, com mais três fases programadas para 2025.

A vereadora Silvia Morales destacou a importância dessa pesquisa no contexto da crise climática e considerando a recente mortandade de peixes ocorrida no Rio Piracicaba. "Achamos relevante reconhecer esse projeto por meio de uma moção de aplausos, visto o compromisso da Associação com a sustentabilidade ambiental e pela liderança em ações de preservação da Bacia do Rio Piracicaba, essencial para Piracicaba e municípios vizinhos", destacou a vereadora Silvia.

Silvia Maria Morales Homenagem

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas