EM PIRACICABA (SP) 22 DE DEZEMBRO DE 2022

Medalha Zazá Brasileira é entregue a sambistas da cidade

Vereador Acácio Godoy teve a iniciativa da homenagem em 2022




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


A Medalha do Samba Zazá Brasileira, instituída pela Câmara Municipal de Piracicaba, foi entregue este ano por iniciativa do vereador Acácio Godoy (PP), autor do requerimento 827/2022. Na última terça-feira (20), ele recebeu quatro dos seis homenageados.

Zazá trabalhou como vendedora de cachorro-quente, cozinheira de creche e vendedora autônoma. Voltou a estudar e formou-se em técnica em nutrição e dietética. Trabalhou na Bioagri até seu falecimento, em 2007, aos 41 anos. 

A carreira musical foi descoberta em uma brincadeira de videokê, até que começou como cantora no grupo “Na Palma da Mão”. Depois, montou a Zazá & Banda, com o filho Rafael (violão), Bida (bateria) e Cristina Andrade (baixo). Era uma figura irreverente e presença constante nos Projetos 14 Sambas "da vida".

A Medalha Zazá Brasileira foi instituída pela Câmara no ano de 2019, por meio do decreto legislativo 34/2019, como forma de reconhecer o trabalho de músicos, artistas e sambistas do município de Piracicaba. Os escolhidos este ano pelo vereador Acácio Godoy são Elaine Teotônio, Thadeu Campos, Marcos Antônio, Anderson Claudino, Carlos Roberto e Fabio Martins.

Além de enaltecer a cada um dos homenageados pela trajetória, Acácio Godoy reforçou que entre as suas atribuições como parlamentar está a valorização do samba no município. "Meu gabinete trabalha pelas pautas populares e numa breve prestação de contas digo que não votei contra os pobres, os pretos, os periféricos e os trabalhadores", declarou, ao lembrar que tais pautas são "compromisso de sangue", 

O parlamentar convidou ainda o filho de Zazá, Rafael Spolidório, para acompanhar a homenagem. Ele fez um relato de como o samba está presente em sua vida, desde a infância, por influência materna.

 

Acácio Godoy Homenagem

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas