EM PIRACICABA (SP) 07 DE MAIO DE 2025

Trajetória de 60 anos do CRP é marcada pela transformação de vidas

Instituição surgiu da iniciativa das famílias de Maria Cristina Guidotti, Eloisa Maranhão de Azevedo, Renato Ometto e Cleusa Aparecida Gobbo, que nasceram com deficiência




Toque na imagem para aumentar

Reunião Solene celebrou os 60 anos de fundação do Centro de Reabilitação de Piracicaba

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)




Os 60 anos de fundação do CRP (Centro de Reabilitação de Piracicaba) foram celebrados durante reunião solene realizada pela Câmara Municipal de Piracicaba nesta terça-feira (6), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, por iniciativa do vereador Fábio Silva (Republicanos), em atendimento ao requerimento nº 83/2025, também assinado pelos vereadores Edson Bertaia (MDB) e André Bandeira (PSDB).

Na solenidade, foram homenageadas as fundadoras e administradoras da entidade, Hilda Pereira da Costa Gobbo, Odila Fuzetti Guidotti e Maria Helena de Almeida Guidotti, e também o ex-presidente da instituição, Raul Coury (in memorian). São pessoas que se destacaram desde a fundação do CRP, voltado para o tratamento de pessoas com deficiência.

Ao presidir a mesa de honra da reunião solene, o vereador Fábio Silva destacou que o CRP não é apenas exemplo de dedicação e amor ao próximo, mas também de inspiração e esperança para a cidade e região. “Há 60 anos, um grupo de pessoas uniu forças com um propósito nobre e urgente e deixam hoje um legado, uma história, uma sementinha no coração de cada um que passa pelo Centro de Reabilitação”, afirmou.

A solenidade também contou a presença da vereadora Rai de Almeida (PT), que ressaltou a importância do trabalho iniciado em 1965 para atendimento de pessoas que eram rejeitadas, discriminadas e excluídas da sociedade. “O CRP teve esse papel pioneiro de romper com a desumanidade e com a dificuldade de políticas públicas de trazer essas pessoas para a sociedade e incluir”, colocou. “O CRP existe não só para dar atendimento médico, fisioterapêutico, psicológico, mas também tem o papel de romper o preconceito com as pessoas que são diferentes”.

A mesa de honra também contou com a participação da primeira-dama de Piracicaba, Valkiria Callovi, que comentou sobre a importância do CRP não somente para Piracicaba, mas também para as cidades da região e colocou o Fundo Social de Solidariedade, do qual é presidente, à disposição da instituição.

Pessoas com deficiência – A secretária municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Fernanda Varandas, lembrou que 13,5 mil pessoas com deficiência vivem em Piracicaba. “Começaram o CRP com um desejo de ajudar pessoas e hoje estão construindo uma história de sucesso a partir de várias políticas públicas que executam com excelência”, avaliou. Para o secretário executivo de Cidadania e Parcerias de Piracicaba, Adriano Camargo, os homenageados deixaram um legado para a cidade.

Já o presidente do CRP, Ricardo Maluf Chaim, lembrou a dedicação, esperança e transformação promovida pelos fundadores do CRP na cidade. “São famílias que tiveram a coragem, o amor e a esperança de criar uma entidade que mudaria vidas para sempre”, celebrou. “São pessoas diferenciadas, que nos mostraram que nada se faz sozinho, mas que a união, coragem e amor transformam o impossível em realidade”. O presidente da entidade também fez uma homenagem aos 150 colaboradores que atuam hoje na instituição e que “trabalham com o coração”.

Já a gerente executiva do Simespi, Valéria Rueda Elias Spers, colocou que o CRP tem sido referência no acolhimento, cuidado e transformação de vidas. “A comunidade piracicabana se orgulha de contar com uma instituição tão comprometida com o bem-estar coletivo”, afirmou.

Em nome dos homenageados, Hilda Gobbo se emocionou ao relatar como começou a história do CRP, quando quatro mães se uniram, em 1964, para buscar atendimento para os filhos com deficiência. “Começamos pedindo dinheiro na rua. A cidade inteira se movimentou, a gente viu o brilho de todo mundo que ajudou”, lembrou. “Nossos filhos precisavam de tratamento e batíamos a cabeça aqui e ali. E assim começamos e acertamos porque Piracicaba inteira nos ajudou e continua ajudando”.

A solenidade foi abrilhantada por uma apresentação musical do coral dos alunos do CRP e também com a presença da rainha da barraca holandesa, que vai representar a entidade na Festa das Nações, Manoela Pozar.

Confira a íntegra da reunião solene, no vídeo, nesta página.

Rai de Almeida Fabio Silva Homenagem

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas