
Vereador destaca retomada de obra, previdência e proteção de mananciais
Encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (21), na Sala B do Prédio Anexo, sob coordenação da vereadora Rai de Almeida (PT)
A Câmara Municipal de Piracicaba sediou, na tarde desta quarta-feira (21), mais uma reunião da Rede de Proteção, Atendimento e Prevenção à Mulher, conduzida pela vereadora Rai de Almeida (PT), e que teve como pauta temas relacionados aos direitos das mulheres, políticas públicas e denúncias de violência institucional. Participaram do encontro representantes do poder público, de entidades e organizações sociais, além da assessoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”.
O primeiro tema debatido foi o início da implantação do programa “Aluguel Social”, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família. O programa oferece auxílio financeiro de R$ 500 mensais a mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente àquelas protegidas pela Lei Maria da Penha, com renda de até dois salários mínimos e domicílio no Estado de São Paulo. O benefício tem validade de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis.
Renata Sartore, representante da Prefeitura, explicou que o acompanhamento das beneficiárias será feito pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). No entanto, a vereadora Rai questionou se o acompanhamento não deveria ser realizado pelo CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), por ser um serviço especializado no atendimento a vítimas de violência. Rai também destacou a necessidade de discutir a continuidade do benefício após o prazo de 12 meses, considerando que o período pode ser insuficiente para a plena reinserção social das mulheres.
Ádila Machado, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família, reforçou que o programa está em fase inicial e que questões como a gestão do acompanhamento e possíveis prorrogações ainda serão avaliadas ao longo da implementação.
Outro ponto discutido foi a organização da Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, prevista para ocorrer em 19 de julho. Fabiana Menegon de Campos, presidente do Conselho Municipal da Mulher, detalhou a preocupação sobre a condução do evento, especialmente após a recente mudança na gestão municipal, que transferiu os conselhos para a Secretaria de Parcerias e Cidadania. Ela defendeu a mobilização de entidades e organizações para garantir a realização da conferência, que terá como lema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquista para Todas”.
Fernanda Souza, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família, reforçou que o objetivo é realizar “a mais democrática das conferências”, essencial para discutir e encaminhar as políticas públicas destinadas às mulheres, além de eleger as delegadas que representarão Piracicaba nas etapas estadual e nacional.
A reunião também abordou a programação do Maio Furta-Cor, campanha dedicada à saúde mental materna. Natália Alleoni Coimbra apresentou as atividades que acontecem a partir da próxima segunda-feira (26), no Shopping Piracicaba, com oficinas, vivências e palestras sobre autocuidado, autoestima e saúde integral da mulher. A campanha, criada em 2021 pela psicóloga Nicole Cristino e pela psiquiatra Patrícia Piper, busca dar visibilidade aos desafios enfrentados na saúde mental materna e, neste ano, tem como mote “Saúde mental materna: direito de todas”.
Ao final da reunião, a vereadora Rai de Almeida trouxe à pauta relatos de trotes violentos envolvendo estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Segundo ela, foram recebidas informações de práticas que se assemelham a atos de tortura, cujas vítimas enfrentam dificuldade para denunciar. A vereadora informou que irá procurar a diretora da Esalq, Thaís Vieira, além de representantes da Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz (AAALQ), para tratar das denúncias e buscar medidas cabíveis.
Vereador destaca retomada de obra, previdência e proteção de mananciais
Moradores da Paulista querem garantir o direito de ir e vir com mais segurança
Indicações reforçam pedidos de moradores na região do bairro Mário Dedini
Vereador defende mais segurança na praça “Irmãos Alcântara", Vila Industrial
Vereador participa de evento que reforça importância do brincar na infância
Vereador parabeniza Executivo por retomar construção de escola no Tatuapé
Abril será o 'Mês de Conscientização e Prevenção à Hipertensão Arterial'
Vereador pede reinstalação de bloquetes em rotatória da Vila Independência
Vereador solicita redutores de velocidade no bairro Ondinhas
Vereador questiona condições oferecidas a mulheres no Mutirão de Especialidades
Vereador participa de lançamento da campanha contra abuso infantil
Reativação do Fórum de Segurança Pública é aprovada na Câmara
Vereadora cobra atualização das discussões sobre vale-alimentação a servidores
Câmara aprova homenagem a escritor por 15 anos de atuação e lançamento de livro
Vereadora rebate críticas e defende ações desenvolvidas pelo mandato