EM PIRACICABA (SP) 22 DE MAIO DE 2025

Câmara aprova 17 proposituras na 28ª Reunião Ordinária

Vereadores aprovaram convocação de audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o dia 17 de junho




Toque na imagem para aumentar

Três proposituras foram aprovadas em regime de urgência pelo Plenário

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




Requerimentos sobre meio ambiente, educação, saúde, zeladoria, entre outros temas foram aprovados pelos vereadores durante a 28ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (22). Também foram aprovados dois projetos de lei em segunda discussão e mais três proposituras em regime de urgência.

Dentre os requerimentos aprovados, está o nº 483/2025, de autoria da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), que convoca audiência pública para discussão sobre o projeto de lei nº 100/2025, que dispõe sobre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício de 2026. A audiência pública acontecerá no dia 17 de junho, às 19 horas, no Plenário da Câmara.

Já o requerimento 472/2025, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), solicita informações sobre o Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Fundema). Por sua vez, o vereador Pedro Kawai (PSDB), através do requerimento 476/2025, solicita detalhes sobre a infraestrutura e a organização das escolas municipais de Piracicaba. Marco Bicheiro (PSDB), no requerimento 478/2025, pergunta sobre a revitalização do parque da área de lazer do Piracicamirim.

Já o vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, apresentou os requerimentos 477/2025, em que pede informações sobre a situação da assistência ortopédica na rede municipal de saúde e 486/2025, sobre a possibilidade de reabertura do Programa de Parcelamento de Débitos (Refis)

E Laércio Trevisan Jr. (PL), com o requerimento 482/2025, solicita informações quanto à fiscalização contratual e à reinstalação de componente LED de iluminação pública em poste localizado em via do bairro São Dimas. O vereador Gesiel Alves Maria (MDB), o Gesiel de Madureira, no requerimento 487/2025, quer informações sobre a infraestrutura das cozinhas das escolas municipais.

Urgências – Também foram aprovados dois requerimentos em regime de urgência: nº 503/2025, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que solicita informações sobre o Centro Comunitário da Vila Industrial e o nº 511/2025, de Cássio Fala Pira, que quer detalhes sobre atuação de médicos da rede básica de saúde.

Também de urgência, foi aprovada a moção nº 113/2025, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), de apelo ao Governo do Estado de São Paulo para inclusão de Piracicaba no programa itinerante de qualificação profissional promovido pelo Fundo Social de São Paulo.

Uma convocação de audiência pública foi rejeitada pelo Plenário. O placar de votação do requerimento nº 473/2025, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PRD), ficou em nove votos contrários e sete favoráveis. A audiência pública seria realizada para debate sobre a demarcação de vagas exclusivas para vans escolares em frente às escolas.

Em segunda discussão, foi aprovado o projeto de lei nº 80/2025, de autoria do vereado Marco Bicheiro (PSDB), que institui abril como o mês de Conscientização e Prevenção à Hipertensão Arterial no Calendário Oficial de Eventos do Município e mais uma denominação de espaço público.

A Tribuna Popular ficou por conta do orador Gilberto Luiz Rossi Callegaro, que falou sobre a gestão do orçamento participativo.

Confira, no vídeo, a íntegra da 28ª Reunião Ordinária.

Reunião Ordinária André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Pedro Kawai Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Silvia Maria Morales Marco Bicheiro Felipe Gema Edson Bertaia Fabio Silva Gesiel de Madureira Rafael Boer Renan Paes

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas