
Moradores do Serra Verde cobram solução para odor persistente no bairro
André Bandeira comenta o teor de lei aprovada pela Câmara com ênfase à transparência das licitações públicas
Vereador destaca lei que garante transmissão do vivo das licitações
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Aprovada e já em vigor, a lei municipal 10124/2024, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), representa um avanço importante no fortalecimento do controle social e
da transparência na Administração Pública. A nova legislação determina que todas as sessões públicas de licitação dos órgãos da Administração Direta e Indireta do município de Piracicaba sejam transmitidas ao vivo pela internet.
Apesar de ter sido questionada judicialmente pelo prefeito do município, que alegava que a proposta invadia competências do Poder Executivo e criava despesas sem autorização, o Tribunal de Justiça de São Paulo julgou a ação improcedente. Ou seja, a Justiça confirmou
que a lei é constitucional e deve ser cumprida.
No entendimento do TJ-SP, a transmissão ao vivo das licitações não interfere na estrutura da Prefeitura, mas sim garante o cumprimento dos princípios de publicidade e transparência previstos na Constituição Federal. O acórdão destaca que a medida está alinhada com decisões recentes do Supremo Tribunal Federal, que reconhece a possibilidade de os municípios legislarem sobre formas de ampliar a transparência dos atos administrativos.
Com isso, a população passa a ter acesso facilitado aos processos de contratação de obras, serviços e compras públicas, podendo acompanhar em tempo real como os recursos municipais estão sendo utilizados. A medida democratiza o acesso à informação, elimina
barreiras como deslocamento físico e exposição de identidade, e amplia significativamente a fiscalização popular.
“Agora, qualquer cidadão pode acompanhar de onde estiver, pelo celular ou computador, cada detalhe das sessões de licitação. É uma ferramenta simples, de baixo custo e com grande impacto para a gestão pública”, destaca André Bandeira.
A lei reforça os princípios da publicidade previstos na Constituição Federal, na nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) e na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), ao garantir mais clareza e acessibilidade aos atos da administração.
A prática já tem sido adotada com sucesso em diversos municípios brasileiros e agora passa a ser realidade também em Piracicaba. “Transparência não é um favor, é um dever. Com essa lei, damos mais um passo para garantir que os recursos públicos sejam aplicados com responsabilidade, respeito e honestidade”, afirma o vereador, no entendimento de que com a lei em vigor e respaldada pela Justiça, Piracicaba avança em direção a uma gestão pública mais moderna, transparente e conectada com as demandas da população.
Moradores do Serra Verde cobram solução para odor persistente no bairro
Vereador cobra limpeza e placas contra descarte irregular na zona rural
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Bicampeão mundial de rafting pede apoio ao esporte em Piracicaba
Requerimento busca informações sobre interdição da USF do IAA I
Requerimento busca informações sobre efetivo, estrutura e planejamento da GCM
Requerimento pede informações sobre corte de árvore no Sol Nascente II