EM PIRACICABA (SP) 01 DE ABRIL DE 2024

Médico Sérgio Pacheco Jr. recebe Título de Cidadão Piracicabano

Homenagem reconhece trajetória profissional exemplar e contribuição à comunidade




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)




“É com o coração repleto de gratidão que me coloco perante vocês nesta ocasião solene”, afirmou emocionado o médico Sergio José Dias Pacheco Júnior. Ele recebeu, na noite da última quarta-feira (28), o Título de Cidadão Piracicabano em reunião solene realizada na Câmara Municipal de Piracicaba.

A iniciativa da honraria é do vereador Thiago Ribeiro, autor do Decreto Legislativo nº 38/2023. “Desde o momento da entrada, da recepção a esta Casa, eu ouvi muitos falarem do doutor Sérgio ou apenas o Sérgio, do Serginho. E hoje nós estamos aqui para falar do filho, do pai, do amigo, do profissional e a partir de hoje do piracicabano, doutor Sérgio José Dias Pacheco Júnior. Que Deus abençoe infinitamente a vida de todos vocês” afirmou o vereador.

Acompanhado da esposa Raquel Maria Pereira e dos filhos Henrique, Rafael e os gêmeos Mateus e Gabriel, Sérgio Pacheco Jr. agradeceu o apoio dos amigos e companheiros de jornada. “Vocês são as estrelas que pontilham o céu de minha vida, cada um contribuindo com sua luz única para constelação de minha existência”, afirmou.

Emocionado, o homenageado destacou exemplos de generosidade e dedicação na medicina dentro de sua própria família, mencionando seu avô, sua mãe e seu pai. Ele também expressou profunda gratidão à sua esposa, Raquel, reconhecendo seu papel fundamental em sua vida. “Sem palavras para expressar tudo o que você merece ou tudo que você significa em minha vida. Você, que graças a Deus, me deu as maiores joias que existem no mundo, que cuida tão bem de mim e dos nossos filhos. Eu tenho que agradecer a Deus, nós temos que agradecer a Deus todos os instantes”, afirmou.

A mesa de trabalhos foi composta pelo vereador Thiago Ribeiro; o deputado estadual Helinho Zanata; o assessor médico militar, representando a Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, Samir Lisak; o presidente da Associação Paulista de Medicina, Douglas Koga; o presidente da Unimed Piracicaba, Carlos Joussef; o vice-provedor da Santa Casa de Piracicaba, João Orlando Pavão, representando o provedor Alexandre Valvano Neto; o secretário de Desenvolvimento Social do Município de São Pedro, Leandro Carneiro Sanches; a provedora da Santa Casa de São Pedro, Miriam Souza; os vereadores Ary Pedroso Jr. (PL) e Pedro Kawai (PSDB).

Os convidados elogiaram o Dr. Sérgio Pacheco por sua trajetória profissional exemplar, sua conduta ética, seu caráter humano e sua contribuição para a comunidade de Piracicaba. Destacaram sua importância como médico e ser humano, sua dedicação durante a pandemia de COVID-19, seu papel em diversas instituições de saúde e seu merecimento do título de cidadão Piracicabano. Enfatizaram sua habilidade de conciliar família e profissão, sua paixão pela medicina e seu compromisso com o bem-estar dos pacientes.

Trajetória - O homenageado nasceu em 26 de junho de 1977, na cidade de Sorocaba-SP, filho de Sérgio José Dias Pacheco, médico cardiologista e Sílvia de Barros Nóbrega Dias Pacheco. É casado com a pedagoga Raquel Maria Pereira, desde 2009 e possui quatro filhos: Henrique, Rafael e os gêmeos Mateus e Gabriel.

É formado em medicina na Faculdade de Ciências Médicas – Centro de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (FCM/CCV/Puccamp), tendo se especializado cardiologista clínico. Possui título de especialista em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e título de especialista em Medicina do Tráfego pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet).

Durante sua trajetória profissional, atuou em dezenas de estabelecimentos de saúde. Entre abril de 2020 e maio de 2021, foi coordenador das Unidades de Terapia Intensiva Covid da Santa Casa de Piracicaba. Atualmente, é médico da UTI Geral Adulta da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba; médico cardiologista do setor de Ergometria da Medicina Nuclear Diagnóstica; médico plantonista da Unidade do Coração do Hospital Unimed Piracicaba e médico diarista da UTI 1 do Hospital Santa Isabel da Santa Casa de Piracicaba.

É também membro da Comissão de Ética Médica da Santa Casa de Piracicaba; diretor técnico da Clínica Médica Piramed; sócio da Dias Pacheco Medicina do Tráfego; co-coordenador da Liga Acadêmica de Cardiologia – Lacardio – da Faculdade de Medicina de Piracicaba da Universidade Anhembi Morumbi; responsável técnico pelo setor de Terapia Intensiva do Hospital Beneficente São Lucas de São Pedro; preceptor do Programa de Residência Médica MEC – SUS da Prefeitura Municipal de Piracicaba na especialidade cardiologia; preceptor do Programa de Residência Médica MEC da Faculdade de Medicina de Piracicaba da Universidade Anhembi Morumbi na especialidade Clínica Médica, área UTI adulto e diretor técnico da Santa Casa de São Pedro.

Em agosto de 2020, recebeu da Câmara Municipal de Piracicaba a Medalha de Mérito Legislativo, de acordo com o Decreto Legislativo 18/2020, pelos serviços prestados durante a pandemia de Covid-19.

Thiago Ribeiro Homenagem

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas