EM PIRACICABA (SP) 20 DE MAIO DE 2025

Moção apela por adequação de serviços de agendamento do Poupatempo

Objetivo é garantir o pleno acesso dos idosos aos serviços, já que o modelo de agendamento é totalmente digital




Toque na imagem para aumentar

Vereador Thiago Ribeiro (PRD) é autor da moção de apelo

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)


A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 27ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (19), a moção nº 99/2025, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PRD), de apelo ao deputado estadual Alex Madureira (PL) para interceder junto ao Governo do Estado de São Paulo e à Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) para que promovam a revisão e adequação do modelo de agendamento de serviços da unidade do Poupatempo de Piracicaba. O objetivo, segundo o vereador, é garantir o pleno acesso dos idosos aos serviços, em consonância com os direitos assegurados pelo Estatuto do Idoso.

O parlamentar argumenta, no texto da moção, que a unidade adota atualmente um modelo de agendamento digital obrigatório. Contudo, o atendimento presencial com auxílio de funcionários para agendamentos só é disponibilizado aos idosos com mais de 80 anos. Já os idosos entre 60 e 80 anos — que também são legalmente reconhecidos como idosos pelo Estatuto do Idoso — têm acesso apenas a um computador com internet para que realizem o autoagendamento, sem assistência.

“É de amplo conhecimento que muitos idosos não têm familiaridade com o uso de tecnologias digitais, seja por limitações cognitivas, motoras ou por falta de acesso prévio à educação digital. A exigência de autogestão por meio de sistemas digitais representa, na prática, uma barreira de acesso aos serviços públicos, infringindo preceitos fundamentais de cidadania, dignidade e inclusão social”, salienta o vereador, na moção.

Legislativo Thiago Ribeiro

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas