
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
De autoria do vereador Pedro Kawai, homenagem foi aprovada nesta quinta-feira (11)
A propositura foi aprovada na 4ª reunião ordinária
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Monsenhor Jamil Nassif Abib será homenageado pelos 55 anos de ordenação presbiteral. A moção 15/2021, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), foi aprovada nesta quinta-feira (11), na 4ª reunião ordinária.
Filho de Tanus Abib e Rosalina Nassif Abib, Monsenhor Jamil Nassif Abib nasceu em 4 de março de 1940, em Canitar (SP).
Ele iniciou sua ordenação diaconal em 6 de janeiro de 1966 e ordenação presbiteral em 9 de janeiro de 1966. O monsenhor possui especialização em museologia, arquivologia e arte sacra e mestrado em história. Ele se destaca nas áreas de história, história da Igreja, museologia, patrimônio histórico e artístico e filatelia. Além disso, participou de diversos cursos, seminários, eventos, e desenvolveu atividades relacionadas a essas áreas.
Atualmente, é pároco emérito e vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio (Sé Catedral), em Piracicaba e chanceler do Bispado da diocese, função que assumiu em 1º de fevereiro de 2013.
No dia 9 de janeiro de 1966, ele foi ordenado sacerdote na Catedral Santo Antônio pelo rito Bizantino Greco-melquita, pela imposição das mãos de Dom Elias Coueter. No dia 16 de fevereiro, iniciou seu trabalho em Rio Claro, primeiramente como vigário-cooperador da Paróquia São João Batista, depois como primeiro pároco da Paróquia Bom Jesus.
Em 1969, o monsenhor Jamil Nassif Abib foi transferido para a paróquia de Santa Maria da Serra e, em 1973, para a Paróquia Santa Cruz e São Dimas, em Piracicaba. No dia 22 de fevereiro de 1975, retornou a Rio Claro, tomando posse como pároco da Paróquia São João Batista e assumindo também a missão de Vigário Episcopal da Região Pastoral Rio Claro.
O homenageado foi agraciado com o título de Monsenhor “Capelão Pontifício”, nomeado pelo Papa João Paulo II, em 6 de setembro de 1988, sendo que o terceiro bispo diocesano de Piracicaba, Dom Eduardo Koaik, procedeu à investidura em 2 de julho do ano seguinte.
A moção destaca os trabalhos de Monsenhor Jamil Nassif Abib na Paróquia São João Batista, na qual permaneceu por 31 anos; como reitor do Santuário Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção, em Rio Claro; coordenador da região pastoral de Rio Claro; vigário geral da diocese, função que ocupou de fevereiro de 2003 a 19 de maio de 2004; e como cura da Catedral, pároco da Paróquia Santo Antônio, onde atuou de 12 de fevereiro de 2006 a 22 de janeiro de 2015.
A propositura também cita a experiência do homenageado como conselheiro do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), representante do Regional Sul-1 da CNBB nesse órgão e como membro do Conselho Diocesano de Presbíteros.
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Antonio Messias Galdino recebe Título de 'Piracicabanus Praeclarus' nesta sexta
Vereador aponta necessidade de manutenção asfáltica em via do Pq. Santa Cecília
Indicação solicita retirada de lixo em entorno de escola estadual
Vereador defende recursos federais para dinamizar Piracicaba
Vereador solicita reparo em asfalto afundado no Jardim Bartira
Câmara vota convocação de audiência pública sobre as contas do município de 2022
Vereador solicita melhorias para o centro de lazer do Jardim Abaeté
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
PLC autoriza doações de imóveis edificados do âmbito de programas de incentivo
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Entenda como funcionará a contribuição para o custeio da iluminação pública
Vereador cobra limpeza e manutenção do cemitério da Vila Rezende
Vereador volta a cobrar reforma no Centro Comunitário do Piracicamirim
Vereador quer saber quando ultrassom odontológico de UBS será consertado