EM PIRACICABA (SP) 11 DE FEVEREIRO DE 2021

Moção enaltece 55 anos de ordenação do Monsenhor Jamil Nassif Abib

De autoria do vereador Pedro Kawai, homenagem foi aprovada nesta quinta-feira (11)




Toque na imagem para aumentar

A propositura foi aprovada na 4ª reunião ordinária

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Monsenhor Jamil Nassif Abib será homenageado pelos 55 anos de ordenação presbiteral. A moção 15/2021, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), foi aprovada nesta quinta-feira (11), na 4ª reunião ordinária.

Filho de Tanus Abib e Rosalina Nassif Abib, Monsenhor Jamil Nassif Abib nasceu em 4 de março de 1940, em Canitar (SP).

Ele iniciou sua ordenação diaconal em 6 de janeiro de 1966 e ordenação presbiteral em 9 de janeiro de 1966. O monsenhor possui especialização em museologia, arquivologia e arte sacra e mestrado em história. Ele se destaca nas áreas de história, história da Igreja, museologia, patrimônio histórico e artístico e filatelia. Além disso, participou de diversos cursos, seminários, eventos, e desenvolveu atividades relacionadas a essas áreas.

Atualmente, é pároco emérito e vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio (Sé Catedral), em Piracicaba e chanceler do Bispado da diocese, função que assumiu em 1º de fevereiro de 2013.

No dia 9 de janeiro de 1966, ele foi ordenado sacerdote na Catedral Santo Antônio pelo rito Bizantino Greco-melquita, pela imposição das mãos de Dom Elias Coueter. No dia 16 de fevereiro, iniciou seu trabalho em Rio Claro, primeiramente como vigário-cooperador da Paróquia São João Batista, depois como primeiro pároco da Paróquia Bom Jesus.

Em 1969, o monsenhor Jamil Nassif Abib foi transferido para a paróquia de Santa Maria da Serra e, em 1973, para a Paróquia Santa Cruz e São Dimas, em Piracicaba. No dia 22 de fevereiro de 1975, retornou a Rio Claro, tomando posse como pároco da Paróquia São João Batista e assumindo também a missão de Vigário Episcopal da Região Pastoral Rio Claro.

O homenageado foi agraciado com o título de Monsenhor “Capelão Pontifício”, nomeado pelo Papa João Paulo II, em 6 de setembro de 1988, sendo que o terceiro bispo diocesano de Piracicaba, Dom Eduardo Koaik, procedeu à investidura em 2 de julho do ano seguinte.

A moção destaca os trabalhos de Monsenhor Jamil Nassif Abib na Paróquia São João Batista, na qual permaneceu por 31 anos; como reitor do Santuário Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção, em Rio Claro; coordenador da região pastoral de Rio Claro; vigário geral da diocese, função que ocupou de fevereiro de 2003 a 19 de maio de 2004; e como cura da Catedral, pároco da Paróquia Santo Antônio, onde atuou de 12 de fevereiro de 2006 a 22 de janeiro de 2015.

A propositura também cita a experiência do homenageado como conselheiro do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), representante do Regional Sul-1 da CNBB nesse órgão e como membro do Conselho Diocesano de Presbíteros.

Legislativo Pedro Kawai

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas