
Câmara vota convocação de audiência pública sobre as contas do município de 2022
“Brazilian Team - BT”, baseado em Piracicaba, na Esalq, receberá moção por conquista na XPRIZE Rainforest, maior competição para mapeamento da biodiversidade de florestas
Silvia Morales é autora da moção 80/2025, aprovada na noite desta segunda-feira (5)
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)O “Brazilian Team - BT”, equipe brasileira baseada em Piracicaba, na Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, receberá moção de aplausos da Câmara por ser “a única brasileira vencedora da Competição Internacional XPRIZE Rainforest, que é a maior iniciativa para mapeamento da biodiversidade das florestas tropicais do mundo”.
A iniciativa, de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, foi aprovada na noite desta segunda-feira (5), na 23ª Reunião Ordinária.
A propositura destaca que o “Brazilian Team - BT” representou o Brasil na competição, tendo ficado “entre os 14 semifinalistas qualificados na primeira fase, ocorrida em Singapura no ano de 2023 e completou o teste final na Amazônia brasileira em 2024 juntamente com outros cinco times finalistas, sendo a única equipe brasileira premiada”.
O texto também aponta que, na última etapa do desafio, “realizado entre 7 a 30 de julho de 2024 na comunidade do Tumbira, Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, os times finalistas tiveram a tarefa de mapear a biodiversidade de plantas e animais presentes em 100 hectares de Floresta Amazônica, sem a presença humana na área. De acordo com as regras, os dados deveriam ser coletados em 24 horas e as informações pertinentes à biodiversidade analisadas e relatadas nas 48 horas seguintes”.
A moção de autoria de Silvia reforça a união e sinergia da equipe, organizada em seis grupos nas áreas de robótica, sensoriamento remoto, bioacústica, DNA, biodiversidade e insights, “quatro deles com coordenadores que moram e trabalham em Piracicaba, e contou com mais de 100 colaboradores com conhecimento técnico-científico multidisciplinar (biólogos, engenheiros, economistas, informatas e advogados), majoritariamente brasileiros, mas também de outros 10 países, representando algumas dezenas de instituições nacionais e internacionais”.
Entre os feitos do time na competição estão a documentação de “418 diferentes organismos, dos quais 266 foram identificados até o nível de espécie, três das quais sendo possivelmente novas para a ciência. Também foram registradas interações complexas entre espécies e identificadas aquelas que oferecem serviços ecossistêmicos valiosos para a bioeconomia da floresta”.
A honraria à equipe será entregue em data e local a serem divulgados, na figura de Vinicius Castro Souza, Coordenador Geral do BT e do Grupo Biodiversidade da Esalq/USP, e extensível a todos os envolvidos.
Câmara vota convocação de audiência pública sobre as contas do município de 2022
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
PLC autoriza doações de imóveis edificados do âmbito de programas de incentivo
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Entenda como funcionará a contribuição para o custeio da iluminação pública
Vereador cobra limpeza e manutenção do cemitério da Vila Rezende
Vereador volta a cobrar reforma no Centro Comunitário do Piracicamirim
Vereador quer saber quando ultrassom odontológico de UBS será consertado
Câmara aprova quatro projetos de lei de denominação de vias e locais públicos
Vereador cobra reforma da quadra e banheiros de centro de lazer no São Dimas
Requerimento questiona situação do ecoponto no bairro Mário Dedini
Requerimento quer detalhes sobre projeto de contribuição para iluminação pública
Requerimento quer detalhamento de emendas recebidas e investimentos do Cismetro
Requerimento pede informações sobre serviços de limpeza na rua Santa Catarina
Câmara aprova projeto que altera regras de gratuidade no Aquário Municipal