EM PIRACICABA (SP) 20 DE OUTUBRO DE 2021

Moradores do Algodoal fazem mutirão para limpar APP do bairro

O vereador Josef (Solidariedade) e moradores fizeram força-tarefa para retirar lixo de APP (Área de Preservação Permanente) da margem do rio Piracicaba




Toque na imagem para aumentar

Moradores instalam faixa para alertar proibição de jogar lixo no local

Crédito: Assessoria parlamentar


Moradores do bairro Algodoal e o vereador Josef Borges (Solidariedade) fizeram neste domingo (17) a  retirada de lixo da APP (Área de Preservação Permanente) do rio Piracicaba, no trecho da rua Alcides Carmignani. Plásticos, papéis, restos de entulho e outros materiais inservíveis foram coletados pelos participantes.

O grupo se mobilizou após as equipes da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) executar a poda das árvores e o corte do mato que ocupava todo o espaço. Nesta terça-feira (19), a secretaria retirou do local do lixo coletado pelos voluntários da ação de limpeza.

A mobilização dos vizinhos foi incentivada pela moradora Daniela Ibanhes e resultou ainda na instalação de três banners alertando que no local é proibido jogar lixo. Eles também estão providenciando lixeiras, para que o espaço permaneça sempre limpo. A comunidade do bairro, segundo o vereador, quer preservar a limpeza da APP e já distribuiu panfletos de orientação para os moradores.

A iniciativa teve apoio do vereador Josef Borges e também do deputado estadual Alex de Madureira (PSD), que também participou da ação de limpeza. Os parlamentares estão trabalhando na elaboração de projeto para transformar o espaço num parque natural, preservando a APP e permitindo maior uso pela comunidade para atividades esportivas e de saúde.

PERTO DA NATUREZA - A proposta de transformar a área em um parque também tem avaliação positiva do secretário de Defesa do Meio Ambiente, Alex Salvaia – que esteve fiscalizando o trabalho das equipes de poda nas árvores – do prefeito Luciano Almeida (DEM) e do padre José Ailton, que tem incentivado a união da comunidade. “Essa área merece ser preservada e quando for transformada em parque vai ser mais um espaço de lazer junto à natureza para toda a população de Piracicaba”, disse o vereador.

A força-tarefa ainda flagrou um senhor despejando no local galhos que ele havia podado em sua residência. Ele foi impedido pelos moradores e pelo vereador e orientado a jogar o resíduo no Ecoponto mais próximo.  Todos os vizinhos estão alertas e foram orientados pelo secretário a fotografar infratores que despejarem lixo e entulho no local, como resto de podas e corte de mato também. A Sedema quando receber as denúncias, segundo o secretário Salvaia, tomará providências, inclusive com autuações.

O projeto da ciclovia no local, uma outra reivindicação dos moradores, está em análise na Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) e integra a proposta da pasta de ampliar locais próprios para esse meio de transporte, de lazer e também de esporte em todo o município.

Meio Ambiente Josef Borges

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Miromar Rosa - MTB 17.063

Notícias relacionadas