EM PIRACICABA (SP) 13 DE MARÇO DE 2023

Moradores reivindicam revitalização de praça

Por falta de zeladoria, moradores ficam impedidos de usufruir de área verde e sistema de lazer




Toque na imagem para aumentar

Moradores reivindicam revitalização de área arborizada pelos próprios vizinhos

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A inclusão de uma área verde localizada no bairro Cecap na rotina de lazer e convívio da região é um sonho para os moradores das proximidades. Foi o que constatou o vereador Acácio Godoy (PP), em visita ao bairro, nesta segunda-feira (13). Atualmente, o espaço, localizado na rua Fernando Monteiro, está abandonado, com mato alto, sujeira e entulho. Apesar de estar em um ponto que poderia ser destinado a práticas de caminhada, recreação e lazer, a praça sequer possui denominação, segundo os moradores.

Nas últimas décadas, a área verde recebeu o plantio de árvores, por iniciativa dos próprios vizinhos, que agora garantem um potencial a ser explorado para convívio da população. No entanto, o mato está tão alto, que quase alcança a copa das árvores. Para os moradores, o local poderia receber pista de caminhada, parquinho, academia e até campinho de futebol.

Mestre Cosmo – A intenção dos moradores, na realidade, seria que a praça recebesse a denominação de “Mestre Cosmo - Claudival da Costa”, figura de referência para a cultura afro-brasileira no bairro, principalmente entre os capoeiristas. No entanto, o mestre já foi homenageado com a denominação de outro espaço público próximo, um sistema de lazer localizado no final da rua Francisco Giangrossi.

Ocorre que o estado atual do sistema de lazer tem desprestigiado a memória de Mestre Cosmo, tendo em vista a altura do mato no local. A falta de zeladoria tem impedido os moradores de utilizarem o espaço, já que o acúmulo de mato dificulta até mesmo o acesso à quadra e aos equipamentos da academia ao ar livre. A quadra ainda acumula água da chuva e apresenta alambrados danificados. O sistema de lazer está também sem a placa com a denominação de Mestre Cosmo.

Outros problemas – Na visita, Acácio Godoy identificou outros problemas enfrentados pelos moradores. A própria rua onde está a praça Mestre Cosmo possui uma placa de identificação que não propicia a leitura. “Isso é uma questão básica para localização das pessoas”, avaliou o vereador. “Fazemos pedidos, mas não tem placas e ninguém está fazendo”.

O parlamentar também foi abordado pela moradora Maria Aparecida Saraiva por causa de um buraco na rua Antonio Donato Ferraz Salvego que está tão profundo que tem ocasionado infiltração de água da chuva. Após o protocolo de reclamações que não foram atendidas, os próprios moradores se mobilizaram para cortar o mato da calçada e tampar uma parte do buraco com concreto.

O vereador se comprometeu a indicar serviços de zeladoria para a região, com o objetivo de proporcionar a valorização das áreas para uso dos moradores.

Infraestrutura Urbana Acácio Godoy

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas