Vereador solicita melhorias na rua Santa Catarina
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária
Programa de reinserção social de dependentes químicos e wi-fi gratuito na praça José Bonifácio foram aprovados em segunda discussão
Plenário ainda aprovou duas moções de apelo e quatro requerimentos
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba deliberou sobre oito proposituras durante a 64ª Reunião Ordinária, realizada nesta quinta-feira (24). Os vereadores aprovaram, em segunda discussão, dois projetos de lei: 174/2024, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que institui o Programa de Incentivo ao Emprego e à Reinserção Social de Dependentes Químicos; e o 205/2024, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, que estabelece acesso gratuito à internet via rede sem fio (wi-fi) na praça José Bonifácio, no Centro.
Já o PL 67/2024, de autoria da vereadora Alessandra Bellucci (Avante), que proíbe a realização de eventos e comércios que promovam doação de animais por meio de sorteios, brindes e rifas no município, recebeu emenda e saiu da pauta.
Passaram ainda pelo crivo dos vereadores duas moções de apelo, ambas de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL). A moção 194/2024 apela ao secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo para que seja garantida a rápida implementação da Lei nº 17.345/21, que trata da cessão de armamento da Polícia Militar e da Polícia Civil aos servidores das Guardas Civis Metropolitanas do Estado de São Paulo.
Já a moção 195/2024 apela ao prefeito e ao secretário municipal de Saúde para que avaliem a possibilidade de não transferir a Clínica de Atenção às Doenças Metabólicas (Cadme) para o Postão Municipal. O requerimento 1082/2024, também de autoria de Trevisan Jr., sobre o mesmo assunto, foi aprovado em regime de urgência pelo Plenário.
Outros três requerimentos passaram pelos parlamentares. O 1074/2024, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), que solicita informações ao Poder Executivo sobre o cumprimento da Lei Municipal nº 9.629/21 e o Decreto Municipal nº 19.295/22, que tratam sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Piracicaba.
O requerimento 1076/2024, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), convoca audiência pública para debater sobre as podas de árvores, em especial aquelas próximas às fiações elétricas e de telefonia. A audiência será realizada no dia 12 de novembro, às 19h, no Plenário.
Em urgência, foi aprovado o requerimento 1080/2024, de autoria da vereadora Ria de Almeida (PT), para a realização de Reunião Pública com o tema “Água e Saneamento Público”, também no dia 12 de novembro, com a presença do sr. Alexandre Motta, Presidente da Funasa (Fundação Nacional da Saúde).
Durante a reunião, os vereadores ainda aprovaram o pedido do Poder Executivo para tramitação em regime de urgência do Projeto de Emenda à Lei Orgânica 1/2024, que trata da alteração de prazos para protocolo das leis orçamentárias, por nove votos favoráveis e cinco contrários. O Plenário rejeitou o pedido de urgência do Poder Executivo para tramitação do PL 239/2024, que autoriza a Prefeitura a se filiar e contribuir mensalmente com a Confederação Nacional dos Municípios, com placar de 10 votos contrários e quatro favoráveis.
A sessão também contou com a entrega da moção 172/2024, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), de aplausos à Escola Estadual Honorato Faustino pela conquista do primeiro lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Os trabalhos da 64ª Reunião Ordinária foram transmitidos ao vivo pela TV Câmara Piracicaba, nos canais 11.3 em sinal aberto, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo, além das redes sociais YouTube e Facebook da Câmara. Em atendimento às regras do período eleitoral, foi exibida apenas da Ordem do Dia. Confira, no vídeo, a íntegra da reunião.
Notícias relacionadas
Escola do Legislativo realiza oficina sobre acessibilidade e inclusão
Lei municipal reforça segurança de estabelecimentos noturnos
Vereador e engenheiros da Semozel analisam área da Lagoa do Itaiçaba
Com 53,61% dos votos, Hélio Zanatta é o prefeito eleito de Piracicaba
Caso Bonetti: os ritos do processo criminal no Século 19
Projeto de wi-fi na praça José Bonifácio é aprovado em 2ª discussão
Reunião pública no dia 12 discutirá água e saneamento público
Moção de apelo pede revisão da transferência da Cadme para o Postão
Programa de reinserção de dependentes passa em segunda discussão
Vereadora cobra adesão do município ao Sistema de Segurança Alimentar
Moção apela ao secretário de Segurança por cessão de armas para GCM
Em primeiro no Ideb, Escola Honorato Faustino recebe moção de aplausos
Câmara entrega Título de Cidadão Piracicabano ao criador da banda Opus
TV Câmara Piracicaba transmite ao vivo apuração do 2º turno de 2024