EM PIRACICABA (SP) 05 DE OUTUBRO DE 2022

Palestra destaca importância do planejamento financeiro

Evento aconteceu nesta terça-feira, na Escola do Legislativo




Toque na imagem para aumentar

Encontro destacou metas para estar organizado financeiramente. Foto: Rafael Silva





Com a proposta de trazer um diálogo sobre planejamento financeiro, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal promoveu, nesta terça-feira (5), a palestra cujo o tema foi: "Cuidando do Meu Bolso e Futuro".

O evento aconteceu no formato presencial, no prédio anexo da Câmara, na rua do Rosário, 833, Centro, e com transmissão simultânea pelo YouTube. Participaram alunos previamente inscritos pelo site da Câmara e também por estudantes da unidade do Senac Piracicaba.

Para discorrer sobre o assunto, esteve o palestrante Ricardo de Souza, mestre e especialista em administração de empresas e que, atualmente, cursa PhD na área de gestão. Ele também é autor de diversos livros sobre educação financeira. O coordenador da escola, vereador Pedro Kawai e a diretora, vereadora Silvia Morales, do mandato coletivo ‘A Cidade É Sua’, também participaram.

De acordo com Souza, sempre que se fala em cuidado com dinheiro, é preciso considerar três pontos essenciais, sendo eles: mentalidade, conhecimento e esforço, este último pode ser entendido também como disciplina. “Nós precisamos ter uma mentalidade boa para cuidar de dinheiro, não é só ganhar ele”, disse.

A primeira influência de cuidado financeiro vem, segundo o palestrante, das nossas famílias e de como elas lidavam com seus próprios gastos. Dessa forma, Ricardo destaca que é importante buscar compreender, de maneira ampla, o ambiente e as intuições relacionadas ao capital. “O banco que o seu pai, ou a sua mãe tinham conta, é muitas vezes o primeiro banco que pensamos em procurar para abrir uma conta. É importante buscar conhecer como é possível cuidar mais e melhor do seu dinheiro”, ressaltou. 

No entanto, para o especialista, nada surgirá resultados, se não houver esforço e disciplina. “A primeira coisa a ser feita é um compromisso com você mesmo, uma vez que cuidar bem do seu dinheiro, irá te trazer muito benefícios. Se você sair daqui e não quiser pôr em prática nada do que foi dito aqui, a única pessoa afetada será você mesmo”, discorreu. 

Para estar organizado financeiramente, o palestrante enfatizou que é preciso saber o real valor da renda e quais são as despesas. “Saber o quanto ganha é sempre mais fácil, pois todo mundo que começou a trabalhar sabe o valor de seu salário, o problema maior é compreender quanto a gente gasta. O processo importante é saber para onde está indo o dinheiro, quais são os gastos e isso é estar organizado financeiramente”, explicou.

O planejamento financeiro também exige, de acordo com Ricardo de Souza, uma atenção a compras impulsivas, que posteriormente possam acarretar em dívidas e prejuízos difíceis de serem quitados. “Nesse ponto, o processo exige que a gente pense antes de agir, sem tomar decisões no impulso. Todos nós já compramos algo que depois refletimos e compreendemos que não era necessário. Precisamos diferenciar se aquilo é a emoção do momento, para depois tomar a decisão de comprar ou não”, detalhou.

Além disso, ele pontuou ser necessário que todas as pessoas saibam utilizar corretamente as ferramentas de finanças como o chefe especial, o parcelamento e o cartão de crédito para evitar problemas com juros e até mesmo ficar negativado nos órgãos de proteção ao crédito.

“É preciso compreender que o limite do cartão de crédito deve ser compatível com a sua renda. Ter uma renda baixa e um limite de crédito alto, pode te dar uma falsa sensação do poder de compra, quando alguém é aprovado para uso de um cartão de crédito, não significa que aquela pessoa virou rica”, disse.

A íntegra da palestra pode ser assistida ao clicar no vídeo que acompanha a matéria. 

Escola do Legislativo

Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas