
Cobrada, Prefeitura estipula prazos para retomada de obras no Mário Dedini
Projeto de lei de autoria de Edson Bertaia visa tornar obrigatória a afixação da "Carta de Direitos da Criança e do Adolescente" em escolas públicas do município
Edson Bertaia (MDB) é autor do projeto de lei 102/2025, aprovado em segunda discussão na noite desta segunda-feira (16). O texto segue agora para análise pelo Executivo
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou em segundo turno, durante a 35ª Reunião Ordinária, realizada na noite desta segunda-feira (16), o projeto de lei 102/2025. De autoria do vereador Edson Bertaia (MDB), a proposta busca tornar obrigatória a afixação da "Carta de Direitos da Criança e do Adolescente" em escolas públicas do município.
O texto prevê que a Carta deverá conter linguagem simples, acessível e compatível com as faixas etárias atendidas. Além disso, deverá ser afixada em local de fácil acesso e ampla circulação de estudantes, "conforme definido pela direção da escola".
A propositura também dispõe que o documento trará, de forma clara e acessível, "os principais direitos garantidos pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.069/1990) e pela Lei Orgânica do Município".
De acordo com o texto aprovado, a Carta afixada deverá igualmente contemplar, no mínimo: o direito à vida e à saúde; o direito à educação, ao esporte e ao lazer; o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade; o direito à convivência familiar e comunitária; o direito à cultura, à profissionalização e à proteção no trabalho; e o direito à proteção contra todas as formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
"A divulgação permanente da Carta de Direitos nas escolas reforça o conhecimento e a conscientização dos estudantes sobre seus direitos, fortalecendo a cidadania desde a infância, prevenindo violações e estimulando uma cultura de respeito e proteção. Além disso, a medida se alinha com as diretrizes e objetivos do Plano Municipal de Educação, que busca promover uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos os estudantes", afirma o vereador na justificativa do projeto.
Cobrada, Prefeitura estipula prazos para retomada de obras no Mário Dedini
Audiência pública, nesta terça, discute obras paralisadas no Mário Dedini
Vereador denuncia descarte irregular de lixo em área verde
Vereador discute estação elevatória no Itaperu
Solenidade na Paulista celebra os 93 anos da Revolução de 1932
Vereador mira projeto para incentivar inclusão no mercado de trabalho
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Vereador reforça pedidos de melhorias em área de lazer do Santa Rosa
Trancistas recebem Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Ações contra a pedofilia aproximam vereadores
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia