EM PIRACICABA (SP) 07 DE MAIO DE 2011

Prêmio aquisitivo da Câmara contempla quatro artistas na 23.ª edição da mostra Almeida Júnior

O vereador Bruno Prata (PSDB) representou a Câmara Municipal de Piracicaba na cerimônia de premiação e abertura da 23ª Mostra Almeida Júnior ocorrida na noite de ho (...)




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Gustavo Annunciato - MTB 58.557


O vereador Bruno Prata (PSDB) representou a Câmara Municipal de Piracicaba na cerimônia de premiação e abertura da 23ª Mostra Almeida Júnior ocorrida na noite de hoje (07/05/11), às 20 horas, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, sala de eventos "Amaral do Nascimento - Dinho". Na oportunidade, foi entregue os quatro prêmios aquisitivo da Câmara. O evento foi organizado pela Associação dos Artístas Plásticos de Piracicaba (APAP), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. A mostra é considerada a mais importante das artes pictóricas. Neste ano, são 82 trabalhos entre pintura acadêmica (31), contemporânea (28), naïfs (4), escultura (9) e fotografia (10). Os trabalhos  foram avaliados por um júri, formado por Carlos Eduardo Zornoff, Eduardo de Paula, Orlando Marques e Ronaldo Boner. O juri adotou novos critérios estéticos, éticos e plásticos visando um regulamento mais flexível para premiar consagrados artistas e estimular também o desenvolvimento de novos talentos independente do número de premiações que tenha recebido.


A exposição acontece de 08 a 29 de maio de 2011, de segunda à sexta-feira, das 09 às 17 horas. Sábados, domingos e feriados, das 14 às 18h00. A Pinacoteca Municipal "Miguel Dutra" fica na Rua Moraes Barros, 233, entorno das margens do Rio Piracicaba, Largo dos Pescadores. O público também poderá acompanhar mostras paralelas, como pintura acadêmica (Odair Demarchi), na unidade local do Poupatempo Piracicaba, Praça José Bonifácio, 700, de 04 de maio a 06 de junho. Pintura contemporânea (Odair Demarchi), Restaurante Buffet BRAAI, rua Alferes José Caetano, 117. Prêmio Lázaro de Oliveira, conquistado por Rubens Zilio, tendo como curadores: Elaine Parra e Cássio Padovani, no Museu Prudente de Moraes, Rua Santo Antonio, 641, de 06 de maio a 05 de junho. Escultura e Fotografia (Odair Demarchi), Bar Via Vergueiro, 664.


Prêmios

O prêmio aquisitivo da Câmara de Vereadores foi dado a quatro artistas indicados pelos vereadores José Antonio Fernandes Paiva (PT), Bruno Prata (PSDB) e Carlos Alberto Cavalcante (PPS). Eles avaliaram a compreensão da obra e o tamanho delas para indicar o prêmio, a partir dos trabalhos que foram previamente selecionados pelos jurados. A artista Vera Gutierrez, no Conjunto das obras: Paisagens de Piracicaba I e II ganhou Menção Honrosa. Pedro Zagatto, no quadro "Clemência", também recebeu Menção Honrosa. Viviane Gibim, no conjunto das obras: "Amigas", também ganhou menção honrosa e, Marlene Terezinha Issa Galvani, recebeu Medalha de bronze, pela obra "Rua do Porto".

O principal vencedor da XXIII Mostra Almeida Júnior foi Rubens Zilio, que conquistou o prêmio Lázaro de Oliveira com a obra As três canoas. Ele vai fazer uma mostra paralela no Museu Prudente de Moraes, como os outros três artistas premiados, que terão a oportunidade de mostrar ao público um pouco mais de sua obra.


Solenidade


Na formação da Mesa Diretiva dos Trabalhos da solenidade de premiação, a secretária de Ação Cultural, Rosangela Camolese, em representação ao prefeito municipal Barjas Negri (PSDB) enfatizou o trabalho dos artistas, que elevam o nome da cidade. O vereador Bruno Prata falou da imensa alegria em participar da homenagem e, destacou o papel da Câmara como guardiã dos trabalhos artísticos ao proporcionar lugar adequado para abrigar as obras. O parlamentar também considerou a condição ímpar  dos artistas na captação da essência humana e, na retratação clara da paisagem de Piracicaba. E, agradeceu o empenho de Rosangela Camolese e Margarete Zenero pelo empenho na defesa da arte na cidade. Já o diretor da Pinacoteca, Lauro Pinotti lembrou da satisfação em sediar a 23.ª edição da mostra Almeida Júnior num dos principais espaços da cultura na cidade, a Pinacoteca. E, finalizou suas considerações lembrando que só se cumpre a função da arte quando a obra pode ter a fluição do público.

 
A presidente da APAP, Margarete Zenero enfatizou a importância do evento em que se evidencia os trabalhos, no que parabenizou os artistas. Euclides Libardi também fez parte da Mesa Diretiva da solenidade, em representação aos patrocinadores do evento.

 
Decreto


O projeto de Decreto Legislativo (07/08), que dá respaldo à Câmara, na aquisição e entrega do Prêmio Almeida Júnior de Artes Plásticas é de autoria do vereador Ary Pedroso Júnior (PDT), conferido anualmente à obra da modalidade destaque, da Mostra, realizada pela Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos - APAP. O Júri de premiação da Mostra é formado por uma Comissão de 03 (três) Vereadores indicados pelo Presidente da Câmara. Os vereadores selecionam 05 (cinco) obras.


Ao autor da obra premiada será entregue um pergaminho conferido pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, durante a cerimônia de abertura da Mostra Almeida Jr., realizada pela Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos - APAP. Poderá haver premiação na forma de bens ou valores, desde que oferecida por particulares, pessoas físicas ou jurídicas. O recebimento de eventuais doações ou patrocínios em prestigio ficará à cargo do Departamento de Cerimonial da Câmara.

 
Histórico


Na justificativa do projeto, o vereador Ary Pedroso considera que o dia 1º de agosto de 1980, dia do aniversário da cidade, vários artistas plásticos idealistas e realizadores reuniram-se no Lar dos Velhinhos e fundaram a Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos – APAP.


A entidade foi formada inicialmente por representantes da arte acadêmica, cujas raízes históricas em Piracicaba remontam a Almeida Júnior, além de cultuada com grande carinho por Frei Paulo e tão difundida e ensinada pela família Dutra em anos recentes. O grupo dos fundadores naturalmente escolheu esta linha artística.


Estavam presentes à solenidade no Lar dos Velhinhos representantes da família Dutra, encabeçado por Archimedes Dutra. Nesta reunião estiveram Alberto Thomazi, Alfredo José Ricardo, Antonio Pacheco Ferraz, Edson Rontani, Eduardo Borges Araújo, Ernesto Portante, Eugênio Nardim, Faustino Fernandes de Souza, Orlando Guidetti, Gumercindo Duarte, Hugo Cesar Benedetti, Jairo Ribeiro de Mattos, João Dutra, Manoel Martho, Marco Cavallari, Maria Graziela V. de França Helene, Nélio Ferraz de Arruda, Olavo Ferreira da Silva, Renato Wagner, Walderes Thame, entre outros.


A primeira diretoria foi assim constituída: Archimedes Dutra (Presidente), José Ortiz Monteiro (Vice-Presidente), Olavo Ferreira da Silva (1º Secretário), Alberto Thomazi (2º Secretário), Orlando Guidetti (1º Tesoureiro), Edson Rontani (2º Tesoureiro), Gumercindo de Lourdes Duarte (Diretor de Patrimônio), Maria Cecília Neves, Rubens Caldari e Renato Wagner (suplentes).


Após 7 anos, em 08/05/1987, foi realizada a 2ª reunião da APAP na sala do Teatro Municipal, sob a Presidência de Olavo Ferreira da Silva, que devido ao falecimento de Archimedes Dutra e ao pedido de demissão do vice, as atividades haviam cessado.


As reuniões e a 2ª Diretoria ficou assim constituída: Olavo Ferreira da Silva (Presidente), Nélio Ferraz de Arruda (Vice Presidente), Maria Cecília Neves (1ª Secretaria) e Eloiza A Del Nery Rizzo (2ª  Secretaria), Eugênio Nardin (1º Tesoureiro) e Aurea Amélia Pitta Rocha (2ª Tesoureira), Gumercindo de Lourdes Duarte (Diretor de Patrimônio) e Manuel Martho, Edison Bizeto e Gladys K Ferreira (Suplentes), Conceição G Azevedo (Relações Públicas) e Benedito E da Costa (Orador). Em 22/09/1988 foi realizada a 1ª Exposição da APAP na qual não houve premiação.


A Mostra Almeida Júnior foi instituída na gestão de Eugênio Nardin em 1989 e permanecendo cada ano que passa mais madura, com premiações, e reconhecimento não apenas da cidade e região, mas a nível nacional. Ilustramos tal fato com o reconhecimento da CONDOR, GATO PRETO que tem participado nos últimos anos com premiações Margarete Zenero - presidente da APAP.

 
Em 2007, a exposição contou com mais de 100 quadros, dividida em categoria ouro, prata, bronze, além de menção honrosa e um prêmio denominado Lázaro de Oliveira.

 
Martim Vieira MTB 21.939

Fotos: Gustavo Annunciato MTB 58.557

Legislativo Bruno Prata

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939

Notícias relacionadas