EM PIRACICABA (SP) 14 DE DEZEMBRO DE 2022

Prêmio Madre Tereza de Calcutá destaca projetos com mulheres e idosos

Iniciativa do vereador Paulo Camolesi (PDT), solenidade aconteceu na noite desta quarta-feira, 14, no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Iniciativa do vereador Paulo Camolesi (PDT), a solenidade de entrega do Prêmio Madre Tereza de Calcutá de Direitos Humanos, na noite desta quarta-feira, 14, no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, da Câmara Municipal de Piracicaba, destacou a atuação do projeto Heroica - Mulheres Por Inteiro e pela ação voluntária para confecção e entrega de próteses dentárias para idosos em situação de vulnerabilidade.

“Madre Tereza operou verdadeiros milagres em prol dos necessitados, olhando essas pessoas com solidariedade e como seres humanos, por isso, até hoje ela é um exemplo a ser seguido”, destacou Camolesi, ao lembrar da importância da personalidade que dá o nome do prêmio que atua voltado para ações da defesa dos direitos humanos. “O importante é que a gente plante, pensando apenas naquele que está acima de nós, o ser supremo, Deus, para que ele possa fazer a colheita”, acrescentou o parlamentar.

HEROICA - Receberam o prêmio pelo projeto Heroica - Mulheres Por Inteiro, a advogada Simone Seghese de Toledo, e a psicóloga Thais Seghese de Toledo, mãe e filha que buscam transformar a vida de outras mulheres. “A gente faz uma batalha diária, porém muitas vezes, vendo as notícias, a gente acha que é vão, mas quando a gente recebe um reconhecimento como esse, isso nos dá incentivo”, aponta Simone.

Ela lembrou que decidiu, em 1995, quando estava grávida de Thais, “fazer algo pelas mulheres”, quando via os dados de violência naquela época. “Infelizmente, pouco mudou, o que mostra que o nosso trabalho é difícil”, acrescentou, ao destacar que, depois da pandemia, a causa enfrenta um retrocesso. 

Durante a solenidade, Simone apresentou dados sobre a violência contra as mulheres e entregou para a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads0, Euclidia Fioravante, um estudo que identifica quais regiões da cidade estão mais vulneráveis em relação à violência contra as mulheres. “O objetivo é que as ações do poder público possam ser mais efetivas”, destacou.

Simone também detalhou que o projeto Heroica – que conta, ainda, com a psicóloga Elen Sicolin Contro, que não pode participar da solenidade – atua em duas frentes, uma voltada à orientação jurídica das mulheres, e outra focada nos aspectos psicológicos.

LAR DOS VELHINHOS - Cirurgiões-dentistas, Monica Simoni Calile Franck e Gentil Calil Chain foram homenageados pelo projeto desenvolvido no Lar dos Velhinhos, onde realizam ações para doação de próteses dentárias para os idosos em situação de vulnerabilidade. “Por mais de 20 anos eu trabalho no Lar e posso dizer que o trabalho é recíproco, eu gosto dos idosos e eles gostam de mim”, disse Monica, ao falar em nome dos homenageados. Só ela já entregou mais de 20 próteses, realizou 320 extrações dentárias e outras 350 restaurações. “O que emociona a gente é quando você entrega a prótese, a hora que eles olham e dão aquela risada de felicidade”, destaca.

A solenidade contou com a participação da titular da Smads, Euclidia Fioravante, do diretor social da Acipi, José Francisco Kail, e do comandante do 10ºBPMI, Alexandre Luiz Bergamasco, além de ter sido acompanhada por amigos e familiares dos homenageados.

PRÊMIO - O “Prêmio Madre Tereza de Calcutá” foi instituído pela resolução 10/1998, de autoria do ex-vereador Antonio Osvaldo Storel, e objetiva reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas e entidades que lutam pela defesa dos direitos humanos, incentivar ações da sociedade civil pela conscientização e defesa dos direitos humanos e firmar o compromisso do Legislativo na defesa dos direitos fundamentais dos seres humanos.

Paulo Camolesi Homenagem

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas