EM PIRACICABA (SP) 25 DE JANEIRO DE 2024

Procuradoria e Rede de Atendimento planejam agenda para 8 de março

Primeira reunião de 2024 da Procuradoria Especial da Mulher e Rede de Atendimento e Proteção à Mulher aconteceu nesta quarta (24), na Câmara




Toque na imagem para aumentar

Programação prevê a realização de palestras, atividades culturais, debates e rodas de conversas

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Com o objetivo de organizar a agenda para o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e também para todo o mês, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Piracicaba e a Rede de Atendimento e Proteção à Mulher realizaram, nesta quarta-feira (24), a primeira reunião deste ano.

Procuradora Especial da Mulher na Câmara, a vereadora Rai e Almeida (PT) destacou, durante o encontro, a importância e a satisfação de poder contar com a presença fundamental de um expressivo número das representantes das entidades que compõe a Rede, como o Conselho Municipal da Mulher, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba (Smads) e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), dentre outras. A vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, também da Procuradoria da Mulher, reforçou a importância da organização prévia da agenda para 8 de março.

A reunião contou ainda com a presença de Tássia Espego, secretária municipal de governo, representando o prefeito Luciano Almeida (PP). Participaram também representantes da OAB, Polícia Militar, Patrulha Maria da Penha (GCM), Sesc Piracicaba, Siemaco, Defensoria Pública, Simespi, Acipi, Caphiv, Departamento Regional de Saúde (DRSX), CRAS-Vila Sônia, Diretoria de Ensino e da Sociedade Mulheres da Igreja Metodista. “Agradecemos muito a presença de todas vocês neste primeiro encontro de 2024. Esta união e comprometimento evidenciam a força e a garra da mulher e daqueles e daquelas que dedicam o seu trabalho e a sua vida em prol da construção de um mundo melhor e de uma sociedade do bem-viver para todas e todos”, destacou a vereadora Rai de Almeida.

O cronograma com as atividades que estão sendo programadas por todas as entidades deve ser finalizado até o final do mês de janeiro e será posteriormente divulgado. Dentre as ações propostas e que tomarão por base temas como o da prevenção à violência contra a mulher e o da proteção às mulheres vítimas de violência, estão a realização de palestras a serem desenvolvidas em locais variados, atividades culturais diversas (com peças de teatro, apresentações musicais e saraus), debates e rodas de conversas sobre questões que vão desde o machismo estrutural à violência contra a mulher nas escolas, em casa, no trabalho e até na política.

Há também a proposta de ampliação do atendimento já prestado pelas entidades que compõem a Rede e que abrange desde o cuidado com a saúde bucal até a atenção psicológica, jurídica e de proteção da integridade física das mulheres. Durante o encontro, foi também apontada a necessidade de pensar ações voltadas para se “cuidar da mulher que cuida”. Assim, a Procuradoria e Rede devem também desenvolver uma agenda voltada especialmente para a mulher que se dedica a cuidar da mulher, como aquelas que estão, por exemplo, na linha de frente dos atendimentos policiais, dos atendimentos psicossociais e no campo da proteção e da atenção às mulheres de forma geral. 

A programação para o mês de março contará também com campanhas publicitárias variadas e que vêm sendo desenvolvidas para serem veiculadas entre os mais variados públicos e que estimulam a prática diária do combate à violência contra a mulher. Segundo a procuradora Rai de Almeida, será a agenda mais intensa dos últimos anos. “Faremos ainda, na Câmara, uma exposição de cartazes publicitários desenvolvidos pelas alunas e alunos do curso de Design do Senac Piracicaba”, destacou por fim Rai de Almeida. “Será um mês de programação intensa”, conclui.

A próxima a reunião da Procuradoria e Rede deve acontecer no mês de fevereiro.

Procuradoria Especial da Mulher Rai de Almeida Silvia Maria Morales

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Revisão:  Aline Macário - MTB - 39.904

Notícias relacionadas