EM PIRACICABA (SP) 20 DE DEZEMBRO DE 2023

Procuradoria Especial e Rede de Proteção à Mulher aprovam projetos

Encontro definiu propostas de atividades e projetos envolvendo campanha publicitária sobre fim da violência contra as mulheres e ações para 2024




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)


Nessa terça-feira (19), em reunião ocorrida no prédio anexo da Câmara Municipal, a Rede de Prevenção, Atendimento e Proteção às Mulheres de Piracicaba e a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara aprovaram conjunto de atividades e propostas de ação coletiva a serem realizadas já a partir do mês de janeiro de 2024.

Presidida pela Procuradora Especial da Mulher na Câmara, a vereadora Rai de Almeida (PT), ao lado da Procuradora Adjunta – a vereadora Sílvia Morales (PV) –, a atividade contou com a presença de representantes de diversas entidades que compõe a Rede – como o SESC, o CRAM, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), o Conselho Municipal de Mulher, a Defensoria Pública e a Patrulha Maria da Penha – e entidades convidadas, como o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana e Áreas Verdes de Piracicaba e Região (SIEMACO) e a Rede ACAMPA

Abrindo a reunião, a vereadora Rai de Almeida destacou que o ano de 2023 foi marcado pelo falecimento da vereadora Ana Pavão (PL) – que estava então como Procuradora Especial da Mulher. Como ressaltou Rai, “a vereadora Ana Pavão teve o cuidado de, pouco antes de falecer, solicitar a troca da Procuradora – uma vez que, com ela estava em tratamento, ela não queria colocar em risco as ações da Procuradoria”. Disse ainda a vereadora Rai, nesse sentido, que “2023 foi um ano difícil para a Procuradoria, porque com o adoecimento e posterior falecimento da vereadora Ana todas nós acabamos ficando sensibilizadas e entristecidas”. A vereadora Sílvia Morales, durante sua saudação inicial, também prestou sua homenagem à vereadora Ana Pavão – destacando a parceria e ativa contribuição da vereadora Ana. 

Dentre as ações positivas que marcaram 2023, Rai de Almeida destacou o empenho da Procuradoria e Rede em seguirem atuantes em meio às adversidades. Na mesma linha, a vereadora destacou também que uma parceria entre a Procuradoria, a Rede e o Senac-Piracicaba – por meio de proposta sugerida pela professora Célia Rossi (da Rede Acampa) – deu início a um processo de confecção de cartazes para uma campanha publicitária pelo fim da violência contra a mulher desenvolvida junto às alunas e alunos do curso de design do Senac.

“A professora Célia Rossi nos trouxe essa proposta, que ela conheceu em outros países, a de contarmos com a colaboração de escolas e discentes para a realização de uma campanha publicitária contra a violência contra as mulheres e que pudesse ser abrangente, atingindo assim os mais diversos locais da cidade” – relatou Rai de Almeida. “O Senac abraçou essa parceria e junto ao curso de Design produziu, ao longo do ano de 2023, uma logo marca, um slogan e uma série de cartazes que, aprovados pelo coletivo, serão trazidos a público no ano que vem”, informou Rai.

Para 2024, Procuradoria e Rede definiram também uma série de atividades que devem marcar o mês de março – e vão acontecer em diversos locais da cidade e nos espaços das diferentes entidades que compõem a Rede. Dentre os temas a serem abordados nessas atividades estão o dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, a questão da saúde da mulher (passando-se por diversos eixos, como o da dignidade menstrual até questões de saúde bucal) e o do direito ao trabalho como instrumento de autonomia feminina.

“Teremos um ano de 2024 marcado, mais uma vez, pela luta pelas mulheres, por seus direitos e pelo fim da violência que acomete às mulheres dia a dia”, disse Rai. “Será um ano com muitas atividades nas quais a luta pelas mulheres e suas causas se somará ao esperançar de um mundo melhor e do bem-viver para todas e todas” – concluiu Rai.

A próxima reunião da Procuradoria e Rede deve acontecer no final do mês de janeiro. Até lá, o grupo irá definir o calendário por meio do qual as atividades e ações definidas devem ocorrer.

 

Procuradoria Especial da Mulher Rai de Almeida Silvia Maria Morales

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas