Diretora da Esalq, Thais Vieira, recebe Título de Cidadã Piracicabana
Procuradoria Especial e Rede de Proteção à Mulher aprovam projetos
Encontro definiu propostas de atividades e projetos envolvendo campanha publicitária sobre fim da violência contra as mulheres e ações para 2024
Nessa terça-feira (19), em reunião ocorrida no prédio anexo da Câmara Municipal, a Rede de Prevenção, Atendimento e Proteção às Mulheres de Piracicaba e a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara aprovaram conjunto de atividades e propostas de ação coletiva a serem realizadas já a partir do mês de janeiro de 2024.
Presidida pela Procuradora Especial da Mulher na Câmara, a vereadora Rai de Almeida (PT), ao lado da Procuradora Adjunta – a vereadora Sílvia Morales (PV) –, a atividade contou com a presença de representantes de diversas entidades que compõe a Rede – como o SESC, o CRAM, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), o Conselho Municipal de Mulher, a Defensoria Pública e a Patrulha Maria da Penha – e entidades convidadas, como o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana e Áreas Verdes de Piracicaba e Região (SIEMACO) e a Rede ACAMPA
Abrindo a reunião, a vereadora Rai de Almeida destacou que o ano de 2023 foi marcado pelo falecimento da vereadora Ana Pavão (PL) – que estava então como Procuradora Especial da Mulher. Como ressaltou Rai, “a vereadora Ana Pavão teve o cuidado de, pouco antes de falecer, solicitar a troca da Procuradora – uma vez que, com ela estava em tratamento, ela não queria colocar em risco as ações da Procuradoria”. Disse ainda a vereadora Rai, nesse sentido, que “2023 foi um ano difícil para a Procuradoria, porque com o adoecimento e posterior falecimento da vereadora Ana todas nós acabamos ficando sensibilizadas e entristecidas”. A vereadora Sílvia Morales, durante sua saudação inicial, também prestou sua homenagem à vereadora Ana Pavão – destacando a parceria e ativa contribuição da vereadora Ana.
Dentre as ações positivas que marcaram 2023, Rai de Almeida destacou o empenho da Procuradoria e Rede em seguirem atuantes em meio às adversidades. Na mesma linha, a vereadora destacou também que uma parceria entre a Procuradoria, a Rede e o Senac-Piracicaba – por meio de proposta sugerida pela professora Célia Rossi (da Rede Acampa) – deu início a um processo de confecção de cartazes para uma campanha publicitária pelo fim da violência contra a mulher desenvolvida junto às alunas e alunos do curso de design do Senac.
“A professora Célia Rossi nos trouxe essa proposta, que ela conheceu em outros países, a de contarmos com a colaboração de escolas e discentes para a realização de uma campanha publicitária contra a violência contra as mulheres e que pudesse ser abrangente, atingindo assim os mais diversos locais da cidade” – relatou Rai de Almeida. “O Senac abraçou essa parceria e junto ao curso de Design produziu, ao longo do ano de 2023, uma logo marca, um slogan e uma série de cartazes que, aprovados pelo coletivo, serão trazidos a público no ano que vem”, informou Rai.
Para 2024, Procuradoria e Rede definiram também uma série de atividades que devem marcar o mês de março – e vão acontecer em diversos locais da cidade e nos espaços das diferentes entidades que compõem a Rede. Dentre os temas a serem abordados nessas atividades estão o dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, a questão da saúde da mulher (passando-se por diversos eixos, como o da dignidade menstrual até questões de saúde bucal) e o do direito ao trabalho como instrumento de autonomia feminina.
“Teremos um ano de 2024 marcado, mais uma vez, pela luta pelas mulheres, por seus direitos e pelo fim da violência que acomete às mulheres dia a dia”, disse Rai. “Será um ano com muitas atividades nas quais a luta pelas mulheres e suas causas se somará ao esperançar de um mundo melhor e do bem-viver para todas e todas” – concluiu Rai.
A próxima reunião da Procuradoria e Rede deve acontecer no final do mês de janeiro. Até lá, o grupo irá definir o calendário por meio do qual as atividades e ações definidas devem ocorrer.
Notícias relacionadas
Requerimento questiona obra próxima a APP e sítio arqueológico
Associação Remo de Piracicaba receberá moção de aplausos da Câmara
Associação dos Engenheiros e Arquitetos receberá moção de aplausos
Piracicaba vai contar com Política de Incentivo à Energia Solar
Espaço para cães causa desconforto entre moradores, diz vereadora
Paratletas campeões no rafting receberão homenagem
Câmara aprova ampliação de prazo para regularização de imóveis
Superintendência da Caixa Econômica Federal é homenageada
"Mulheres em Contexto": Escola do Legislativo lança livro eletrônico
Em discurso, vereadora repudia casos de violência policial
Câmara institui "Semana do Skate Solidário" no calendário oficial
Vereadora apresenta balanço das ações realizadas durante mandato
Câmara aprova lista de vítimas do desabamento do ‘Edifício Comurba’
Vereadora aponta falhas em asfalto e sinalização no acesso ao Ceagesp