
Entidades fazem apelo para pessoas físicas destinarem IR ao Fumdeca
Se aprovada, data será celebrada anualmente em 25 de julho.
Começou a tramitar na Câmara, desde a reunião ordinária da última quinta-feira (2), a proposta de criação do "Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha", da vereadora Nancy Thame (PSDB). Se aprovada, a data será celebrada anualmente em 25 de julho.
De acordo com dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero, a mulher negra, embora trabalhe mais, tem rendimento mínimo, em condições precárias e de informalidade. As que rompem as barreiras do preconceito e da discriminação racial e ascendem socialmente necessitam de grande empenho, abdicando de outros aspectos de suas vidas, como lazer, relacionamento e maternidade.
Nancy explica que o objetivo da criação do "Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha" é permitir a realização de ações que lembrem o marco internacional da luta e resistência das mulheres negras contra a opressão de gênero, o racismo e a desigualdade socioeconômica.
"Essa realidade presente é, ainda, resquício do período escravista, mas tem se modificado por meio da organização e luta das mulheres negras da América Latina e do Caribe. As mulheres negras estão em processo de empoderamento, lutando para transformar a realidade, superar as desigualdades e construir uma nova cultura na sociedade, de combate à opressão de gênero e ao racismo, assim conquistando espaços de inserção na universidade e no mercado de trabalho, na economia, na sociedade e na política", salienta Nancy.
Ao fazer uso da Tribuna Popular, na reunião ordinária do último dia 2, o presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente Treze de Maio, e da Aacripir (Associação dos Advogados Criminalistas de Piracicaba e Região), José Silvestre da Silva parabenizou a vereadora pela iniciativa da propositura.
Se a criação da data for aprovada pelo plenário, as ações para celebrá-la serão realizadas por meio de eventos ou atividades como: palestras, reuniões solenes, debates, simpósios, encontros, plenárias, conferências, fóruns, audiências, círculos de estudos, campanhas, workshops ou outras ações que tenham a finalidade de promover e valorizar a igualdade da mulher nos diferentes espaços sociais, econômicos, culturais e políticos.
As atividades poderão ser realizadas em conjunto com o Poder Executivo municipal, empresas, instituições, universidades, entidades, órgãos, organizações, associações ou fundações, sejam governamentais ou não-governamentais, com ou sem fins lucrativos ou econômicos.
Entidades fazem apelo para pessoas físicas destinarem IR ao Fumdeca
"ViVi": Visita Virtual com Audiodescrição é nova ferramenta da Câmara
Vereador, em indicação, solicita melhorias no prédio do Projeto Guri
Vereador participa da 4ª Feira de Empregabilidade
Vereador visita Centro de Reabilitação e destaca modelo de inclusão
Em reunião, vereador discute reforma do IML de Piracicaba
Câmara arrecada doações para população do Rio Grande do Sul
Em reunião, vereador discute destinação do IR aos fundos municipais
Vereador prestigia solenidade de valorização do policial militar
Vereador acolhe demandas do Conselho Tutelar do Nova América
Vereador participa de reunião do Conselho Tutelar de Piracicaba
Pira nos Bairros: 7ª edição trouxe serviços públicos e entretenimento
Escola Francisco de Almeida Kronka receberá 'Pira nos Bairros'
Rede de Atendimento retoma debates presenciais na defesa da mulher
Evento traz orientações sobre direitos, saúde e bem-estar a idosos