
Vereador divulga trabalho do Lar Escola Coração de Maria
Propositura de Pedro Kawai que dispõe em âmbito municipal sobre Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, estabelecida em lei federal, é protocolada na Câmara
Pedro Kawai é autor do projeto de lei 4/2023, protocolado na Câmara na tarde desta segunda-feira (15)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Foi protocolado na Câmara Municipal de Piracicaba, nesta segunda-feira (15), o projeto de lei 04/2024, que dispõe em âmbito municipal sobre a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica. De acordo Pedro Kawai (PSDB), autor da propositura, o projeto visa simplificar e desburocratizar o ambiente de negócios no município, facilitando os processos de abertura e funcionamento de empresas.
O ponto central da proposta, segundo com o vereador, é eliminar a necessidade de alvarás de funcionamento, sanitário e ambiental para atividades de baixo risco, cuja definição é feita por estados e municípios com base em uma matriz de riscos, considerando o histórico da atividade.
A dispensa de alvarás para atividades de baixo risco, de acordo com o parlamentar, é considerada uma medida estimulante para a atividade econômica no país, reduzindo custos e tempo necessário para iniciar e manter um negócio, de acordo com o Instituto Liberal de São Paulo (ILSP). A iniciativa, ainda de acordo com Kawai, também pode contribuir para a formalização de empresas.
O objetivo do projeto de lei, conforme sua justificativa, é incorporar no âmbito do município os princípios da Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, contidos na Lei Federal nº 13.874, de 20 de setembro de 2019, e, assim, estabelecer normas e procedimentos para a emissão de autorizações relacionadas a atividades econômicas públicas, criando um ambiente favorável ao surgimento de novos empreendimentos na cidade, novos empregos e o aumento da renda disponível na comunidade.
O texto também destaca a garantia da liberdade no exercício das atividades econômicas, a presunção de boa-fé do indivíduo diante do Poder Público (salvo prova em contrário), a intervenção mínima e excepcional do município no controle das atividades econômicas, e o reconhecimento da vulnerabilidade do particular diante do município.
O projeto de lei deve dar entrada na primeira sessão ordinária da Câmara deste ano, em fevereiro e, na sequência, seguir para análise das comissões temáticas da Casa.
Vereador divulga trabalho do Lar Escola Coração de Maria
Vereador solicita melhorias para praça no Jardim Caxambú
Dupla sertaneja é homenageada com moção de aplausos
Vereador afirma que haverá negociação de dívidas fiscais
Vereador pede mudança dos pelotões Escolar e Ciclístico para o centro
"Programa Saúde da Família está desestruturado", afirma vereadora
Vereadores demonstram preocupação com casos de dengue
Vereador cobra corte de mato em área ao lado de escola no Jd. Brasília
Pela primeira vez, projeto Conheça o Legislativo é realizado em escola
Vereador foca projeto que desperta crianças por alimento saudável
Vereador solicita melhorias para o bairro São Matheus
Vereador reforça a importância de apoio municipal à prática esportiva
Vereador destaca projeto projeto Cine Céu em Artemis
Vereador destaca Plano Diretor de Desenvolvimento Econômico
Câmara aprova moção a estudante por premiação internacional