EM PIRACICABA (SP) 17 DE JUNHO DE 2025

Requerimento busca esclarecimentos sobre Equipes Multiprofissionais na Saúde

Propositura de autoria de Cássio Luiz Barbosa pergunta sobre possibilidade de ampliação de Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (eMulti) no município




Toque na imagem para aumentar

Cássio Luiz Barbosa (PL) é autor do requerimento 590/2025, aprovado nesta segunda-feira (16)

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


O vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, por meio de requerimento aprovado na noite desta segunda-feira (16), busca informações junto ao Executivo sobre a "instalação de Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (eMulti) no município de Piracicaba, com vistas à ampliação da cobertura e ao fortalecimento do cuidado integral e interdisciplinar no âmbito do SUS".

O requerimento 590/2025 narra que o antigo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) "foi substituído pelas Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde – eMulti, compostas por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, que atuam de forma complementar e integrada às demais equipes da APS, contribuindo significativamente para a resolutividade e integralidade do cuidado prestado à população". O documento também aponta "a necessidade de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde como porta de entrada do SUS e pilar fundamental da organização das redes de atenção, garantindo ações de promoção, prevenção, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos".

Diante disso, o parlamentar pergunta se existem estudos em andamento ou planejamento para a instalação de novas Equipes Multiprofissionais em Piracicaba e, também, quantas eMulti estão atualmente em funcionamento no município.

Cássio também busca saber quais Unidades Básicas de Saúde (UBS) são atendidas por essas equipes, quais categorias profissionais integram as eMulti em atividade em Piracicaba e se há variação na composição entre as equipes. Em caso afirmativo, ele questiona quais são os critérios utilizados para essa definição.

O requerimento ainda questiona quantos profissionais especialistas atuam atualmente nas eMulti do município, se há previsão de novas contratações, quais são as especialidades disponíveis e como estão distribuídas entre as equipes e as UBSs.

Ele também quer saber se há, em Piracicaba, profissionais de saúde suficientes para garantir o pleno funcionamento das eMulti existentes, se existem dificuldades para a contratação ou lotação de determinadas categorias e como se dá o processo de avaliação da atuação dessas equipes.

O vereador igualmente pergunta quais são os critérios e fluxos adotados para que um cidadão seja atendido pelos profissionais das eMulti e se é necessário encaminhamento da equipe da UBS. Ele também questiona se há fila de espera ou critérios de prioridade e como as equipes multiprofissionais têm contribuído para o apoio às UBSs e para a qualificação das práticas de cuidado.

Legislativo Cassio Luiz

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas