EM PIRACICABA (SP) 13 DE MAIO DE 2022

Requerimento foca reciclagem e trabalho de cooperativas

Autores indagam qual a possibilidade de a Prefeitura solicitar a concessão do terreno da Ecoterra onde está situada a Cooperativa do Reciclador Solidário.




Toque na imagem para aumentar

Requerimento foi aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




Questões relacionadas à coleta de materiais recicláveis integram o requerimento 374/2022, aprovado na 17ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (12), e proposto pela vereadora Rai de Almeida (PT) e pelos vereadores Gilmar Tanno (PV), André Bandeira (PSDB), Zezinho Pereira (União Brasil), Cássio Luiz Barbosa (PL), Paulo Campos (Podemos) e Pedro Kawai (PSDB).

Eles querem saber qual o valor mensal destinado à coleta seletiva dentro do contrato da Prefeitura com a Piracicaba Ambiental, qual o valor mensal do custeio pago pela administração municipal na parceria com a Cooperativa do Reciclador Solidário e se o Executivo tem algum programa de incentivo ao cooperativismo relacionado à coleta e à reciclagem de materiais.

Os vereadores perguntam se o material reciclável coletado pela Ambiental é distribuído para outros locais além do Reciclador Solidário e se os caminhões locados da empresa Ecoterra, "que estavam sendo disponibilizados para o Reciclador Solidário e que foram retirados", continuam sendo utilizados pela Prefeitura.

Os autores do requerimento também indagam qual a possibilidade de a Prefeitura solicitar a concessão do terreno da Ecoterra onde está situada a Cooperativa do Reciclador Solidário, se há algum planejamento em relação a isso e qual a data de vencimento do contrato de locação da área.

Outro questionamento dos vereadores é sobre o deslocamento dos trabalhadores da cooperativa até a sede, no bairro Ondinhas. "Diante da pouca oferta de transporte coletivo na região do Reciclador Solidário, especialmente nos horários de entrada e saída de expediente, existe alguma medida a ser tomada pela Prefeitura que possibilite essa locomoção, seja com a ampliação de oferta de transporte público ou com parceria em locação de transporte privado?", perguntam.

"Teve a suspensão do ônibus que fazia o transporte das trabalhadoras. Não tem transporte coletivo que atende o horário de entrada e saída dos trabalhadores na cooperativa; o primeiro passa às 8h e o último às 18h. E a Prefeitura retirou o transporte que serve a esses trabalhadores, assim como os caminhões que faziam a coleta; agora, eles continuam fazendo a coleta, mas pela empresa Ecoterra", contextualizou Rai de Almeida, na tribuna, ao apresentar declaração de voto.

Legislativo André Bandeira Paulo Campos Pedro Kawai Gilmar Tanno Zezinho Pereira Cassio Luiz Rai de Almeida

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas