Vereador homenageia 10º BPMI pelos seus 49 anos de fundação
Reunião solene enaltece trajetória de 100 anos da República Copacabana
Vereador Acácio Godoy é autor da homenagem, realizada na sexta-feira (25)
Vereador Acácio Godoy concedeu as homenagens no Salão Nobre da Câmara
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Considerada a república mais antiga da cidade, a Copacabana completou seu centenário em 2023 e recebeu, da Câmara Municipal de Piracicaba, homenagem pela ocasião. Uma reunião solene foi realizada nesta sexta-feira (25), de autoria do vereador Acácio Godoy, no Salão Nobre Helly de Campos Melges.
As homenagens foram entregues aos ex-moradores Édson Gil de Oliveira, Octávio Nakano, Vitor José Betin Cicolin, Rodrigo José Sorgatto e Rafael Vassolér Torres. Houve ainda a entrega de homenagens a Rosângela Maria José, que trabalha há mais de 15 anos na república, e Lázara Aparecida Mendes, que trabalhou na república por 40 anos e foi representada por Rodolfo Mendes.
O vereador Acácio Godoy disse que a história da Esalq está intimamente ligada à história de Piracicaba. “A Esalq tem muito a ver com a potência econômica que é a nossa cidade, uma das 20 que mais produzem riqueza no estado de São Paulo”, declarou.
A professora Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, diretora da Esalq/USP, lembrou que o ano de 2023 marca os 120 anos da AAALQ (Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz), 80 anos da Adealq (Associação dos Ex-alunos da Esalq).
Ela fez menção aos versos do hino da instituição: “plantar, criar e cultivar, a Esalq existe para ensinar”. Para Thais, os 100 anos da república é a representação de que o ensinar não se restringe à rotina da sala de aula. “A escola da vida, que é uma república, se encaixa no hino, porque é a preparação para todas as habilidades de convivência”.
O ex-morador Rafael Vassolér Torres, que fez o pronunciamento em nome dos homenageados, declarou que a república representa aos seus residentes um novo lar. "Ao longo de um século, a república tem sido um farol de força, tradição e amizade na comunidade esalqueada e piracicabana. É um testemunho da pujança dos estudantes, da perseverança em face das adversidades e do compromisso com os valores da educação e do companheirismo."
O nome da república Copacabana faz alusão ao Hotel Copacabana Palace, fundado no mesmo ano, no Rio de Janeiro, em uma época que a Esalq recebia apenas alunos com maior poder aquisitivo e que moravam predominantemente em repúblicas. Atualmente, são seus moradores Renato Barros de Oliveira (apelido Das Côv), Marcos Velludo Junqueira Filho (Bok-D), Murilo Titoto Paiva (Poupa), Felipe Quinilato Baldessin (Pororók), Eduardo Procheira Stechman (Pramiu) e Nicholas Scampini (Mu-q-k).
Notícias relacionadas
Câmara enaltece campeã panamericana de Kickboxing
Voto de congratulações é entregue a autora de livro
Via Brasil Produtora é homenageada com voto de congratulações
Diretora da Esalq, Thais Vieira, recebe Título de Cidadã Piracicabana
Daniel de Carvalho recebe o Título de Cidadão Piracicabano
Voto de congratulações contempla piracicabano nas Olimpíadas de Paris
'É um orgulho ter servido a minha cidade', diz vereador
Imobiliária é reconhecida pela Câmara por completar 25 anos
Eurocar Multimarcas recebe moção de aplausos pelos 20 anos de fundação
Médicos recebem títulos de 'Cidadão Piracicabano' em solenidade
Após 34 anos de serviço público, Hélio Prado recebe homenagem
Vereador entrega moção a professor e pesquisador da Esalq
Superintendência da Caixa Econômica Federal é homenageada
Vereador entrega voto de congratulações para alunos de academia