
Obras na SP 304: moradores apresentam propostas para trânsito caótico
Vereador Marco Bicheiro (PSDB) questiona a Prefeitura sobre possível estudo para melhorias no local
Vereador Marco Bicheiro (PSDB)
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946Na última segunda-feira (31), durante a 16ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, foi aprovado o requerimento 266/2025, de autoria do vereador Marco Bicheiro (PSDB), que solicita informações ao Executivo sobre um possível estudo de viabilidade para a revitalização da Praça José Bonifácio, localizada no centro da cidade.
O documento destaca a importância das praças públicas como espaços essenciais de convívio social e aponta diversos problemas na José Bonifácio, entre eles estão a falta de conservação, deficiências no paisagismo, limpeza precária e infraestrutura comprometida, como luminárias com fiação exposta, colocando em risco frequentadores, especialmente crianças. Além disso, a praça se tornou um local de moradia para pessoas em situação de rua.
Marco Bicheiro questiona sobre a existência de um projeto de revitalização da praça, incluindo paisagismo, reforma de luminárias, manutenção do piso, limpeza e reforma dos bancos; a possibilidade de intensificação do patrulhamento da Guarda Civil no local, tanto no período noturno quanto diurno; a frequência da lavagem da praça pela administração municipal; e a existência de programas de acolhimento e reinserção social para as pessoas em situação de rua.
JUSTIFICATIVAS - A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade é Sua", relembrou uma audiência pública realizada na gestão anterior, onde foi apresentado um projeto que previa acabar com praticamente todas as árvores da praça.
Bicheiro reforçou a gravidade da situação: "É um absurdo o estado em que a praça se encontra, é uma verdadeira calamidade pública, com fiação exposta e pisos irregulares. É um cartão-postal da cidade, que não pode ser abandonado", disse.
O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) criticou a falta de segurança. "A situação atual mais parece um galinheiro do que uma praça. A responsabilidade pela falta de segurança pública é, principalmente, do ex-prefeito Barjas Negri. Temos que pontuar o que aconteceu no passado. Resposta do secretário em audiência pública foi de que em novembro de 2023 começaria a reforma, não fizeram", disse
Já o vereador Gustavo Pompeo (Avante) reforçou a precariedade do local: "Hoje, a praça está impossível de ser utilizada para lazer".
Obras na SP 304: moradores apresentam propostas para trânsito caótico
Palestras abordam ecossistema de inovação e mudanças tecnológicas
PLC que busca acelerar análise de projetos urbanísticos vai a votação
Frente contra Crise Climática define ações em reunião estratégica
Câmara recebe alunos da E.E. Barão do Rio Branco
Moção de aplausos da Câmara enaltece os 25 anos da escola 'Taufic Dumit'
Delegado que assumiu chefia da Polícia Federal na cidade é homenageado
Audiência pública debate engarrafamentos em obras na Geraldo de Barros
Vereador cobra reforma de unidade de saúde no bairro Jupiá
Vereador solicita placa de denominação no bairro Chicó
40ª Festa das Nações: reunião solene exalta tradição da solidariedade
Vereador pede melhorias no trânsito do Dois Córregos
Prefeitura estuda reunir políticas públicas em Coordenadoria da Mulher
Fotos de ações legislativas revelam mudanças urbanas de Piracicaba
Palestra da defensoria pública abordará direitos dos alunos com deficiência