
Escola do Legislativo apresenta demonstrativo de atividades realizadas em abril
Moção de aplausos é de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB)
Moção foi entregue nesta quinta-feira (12)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Ao longo de 75 anos, o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região zelou pelos direitos dos trabalhadores, lutando por uma vida digna e justa para os seus associados, assistência médica e odontológica, melhores salários e condições de trabalho dignas. Para celebrar tantos anos de trabalho, o vereador Pedro Kawai (PSDB) entregou uma moção de aplausos pelos 75 anos de fundação do sindicato, completados em 2022.
A moção de aplausos 204/2022 foi entregue nesta quinta-feira (12) na sede do sindicato. Kawai destacou a importância da participação do sindicato dos metalúrgicos na defesa da democracia, garantia do direito dos trabalhadores e na construção de uma sociedade mais justa e participativa. “Para nós é uma alegria muito grande poder homenagear e reconhecer esse trabalho, essa dedicação não só com o próprio sindicato, mas com toda a sociedade”, disse.
O presidente do sindicato dos metalúrgicos, Wagner da Silveira, agradeceu à Câmara e a população piracicabana pelo reconhecimento. “A história mostra que há 75 anos o sindicato dos metalúrgicos foi criado para desenvolver um trabalho junto à sociedade de Piracicaba. Ao longo desse tempo, o sindicato vem mostrando esse trabalho e conseguiu manter até hoje todos os direitos que esses trabalhadores conquistaram”.
O texto da moção de aplausos relata que durante a reestruturação política nacional, em 1945, operários piracicabanos fundaram a Associação dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba. No ano seguinte, foi solicitado à Delegacia do Trabalho, que a organização fosse convertida em Sindicato com o propósito de assegurar aos trabalhadores associados benefícios oferecidos pelo Governo Federal. Em 1947, a solicitação foi atendida e surgiu a fundação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Piracicaba.
José Luiz Ribeiro, atual vice-presidente do sindicato, ocupou a presidência da associação entre os anos de 1993 e 2014. Ele frisou que Piracicaba foi pioneira em direitos trabalhistas, sendo o primeiro sindicato a ter o PLR (Participação nos Lucros ou Resultados), o Fundo de Amparo ao Trabalhador e programas de qualificação profissional.
Ribeiro também deu destaque aos direitos que o sindicato propicia aos trabalhadores. “Hoje os metalúrgicos de Piracicaba viraram uma referência, com transporte, plano de saúde, café da manhã, almoço e janta. A nossa convenção coletiva é muito maior: adicional noturno, adicional de hora extra, garantia da gestante e do trabalhador acidentado, todos os metalúrgicos hoje têm um um seguro de vida que ampara a família”, relatou.
“É uma luta constante, foi muito difícil chegar onde chegamos mas hoje o sindicato tem um exemplo de cidadania”, concluiu o vice-presidente.
Escola do Legislativo apresenta demonstrativo de atividades realizadas em abril
Indicação pede equipamentos de lazer e infraestrutura no Nova Água Branca
Câmara parabeniza associação esportiva pelos 20 anos de história em Piracicaba
Câmara enaltece o legado do ex-presidente da Câmara, Antonio Messias Galdino
Ex-jogador de futebol receberá voto de congratulações por lançamento de livro
Câmara celebra os 70 anos do Lions Clube de Piracicaba Centro
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Vereador aponta necessidade de manutenção asfáltica em via do Pq. Santa Cecília
Indicação solicita retirada de lixo em entorno de escola estadual
Vereador solicita reparo em asfalto afundado no Jardim Bartira
Trajetória de 60 anos do CRP é marcada pela transformação de vidas
Vereador solicita melhorias para o centro de lazer do Jardim Abaeté
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Vereador solicita operação tapa-buracos na Rua Pistoia, no Bairro Verde
Moradores pedem manutenção em poste no bairro Nova Piracicaba