Requerimento tem novos questionamentos sobre o serviço UPA + LIVRE
Socorristas do Samu prestam depoimento à CPI do Caso Jamilly
Foram ouvidos a enfermeira, o médico, o condutor e o estudante de medicina que atuaram no transporte da criança da UPA até a Santa Casa
CPI do Caso Jamilly retomou depoimentos nesta quarta-feira (25)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Os quatro integrantes da equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) acionada para a transferência da menina Jamilly Vitória Duarte, de 5 anos, da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Cristina para a Santa Casa, na noite de 11 de agosto, prestaram depoimento à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) formada na Câmara Municipal de Piracicaba para apurar as circunstâncias da ocorrência. Após ser picada por escorpião, a criança recebeu atendimento na unidade, foi transferida para o hospital, mas morreu na madrugada seguinte.
Os profissionais de saúde foram ouvidos pelo presidente da CPI, vereador Acácio Godoy (PP), pelo relator Gustavo Pompeo (Avante) e pelos membros Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, Pedro Kawai (PSDB) e Paulo Camolesi (PDT). A equipe atua, pelo Samu, na USA (Unidade de Suporte Avançado), destinada ao transporte de pacientes que necessitam de atendimento médico de urgência intensivo.
Prestou depoimento a enfermeira Mariana Romelli Beraldo, que relatou detalhes da ocorrência, o estado da paciente, as tentativas de acesso venoso e a chegada à Santa Casa. O médico Thiago Afonso Bertholo explicou que, na base do Samu, ele próprio foi o responsável pela liberação da vaga zero para Jamilly pela central de regulação, já que é coordenador da Central de Vagas e, na ocorrência, atuou também como médico intervencionista.
Também foram ouvidos o socorrista condutor Celso Donisete Vacari, que apresentou detalhes sobre o deslocamento para atendimento da ocorrência sob código vermelho e o interno da faculdade de medicina, Matheus Freitas Barbosa, que acompanhou o caso, mas não efetuou nenhuma intervenção.
Para Acácio Godoy, os depoimentos da equipe do Samu acrescentaram muito aos trabalhos da CPI e evidenciaram divergências e incongruências em versões já apresentadas anteriormente à comissão sobre o atendimento prestado a Jamilly, além de falhas em protocolos também já identificadas.
A CPI já ouviu, desde o início dos trabalhos, em 6 de outubro, os depoimentos de representantes do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), sobre os protocolos de atendimento; do GVE (Grupo de Vigilância Estadual) e Cevisa (Centro de Vigilância Sanitária Municipal), sobre a disponibilização do soro antiescorpiônico e definição dos pontos de referência para aplicação; além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais funcionários da UPA que atuaram na ocorrência, inclusive a médica responsável pelo caso de Jamilly. Desde 1º de julho, a UPA da Vila Cristina é administrada pela OSS (Organização Social de Saúde) Mahatma Gandhi.
Nesta quinta-feira (26), a partir das 8 horas, a CPI coleta os depoimentos de três funcionários da Santa Casa, para onde Jamilly foi transferida. Para sexta-feira (27), às 8 horas, estão previstas as oitivas de outros três funcionários do hospital. Na segunda-feira (30), devem participar mais dois profissionais da equipe de saúde da Santa Casa e outros dois na terça-feira (31), ambos às 8 horas.
Notícias relacionadas
Organização Gaia+ receberá moção de aplausos pelos 10 anos de atuação
Novembro Azul: vereador reforça importância de exames preventivos
Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
Vereador solicita manutenção em poço de visita no bairro Perdizes
Câmara aprova Título de Cidadão Piracicabano a Pedro Maurano
Programa "Farmácia Solidária Pet" é aprovado em segunda discussão
Vereador faz balanço de ações ao longo do mandato
Câmara celebrou o Dia do Cirurgião Dentista
Alunos da Escola “Prof. Manassés Ephrain Pereira” visitam a Câmara
Vereador solicita limpeza de área verde no Castelinho
Criador da banda Opus recebe o Título de Cidadão Piracicabano
Vereador solicita manutenção asfáltica na avenida Dois Córregos
Vereador solicita melhorias na rua Santa Catarina
Câmara entrega Título de Cidadão Piracicabano ao criador da banda Opus