Vereador homenageia 10º BPMI pelos seus 49 anos de fundação
Sonia Dechen recebe o "Título de Cidadão Piracicabano"
Musicista, engenheira agrônoma, Sonia recebeu a honraria por iniciativa da vereadora Nancy Thame.
Roque, Sonia, Nancy
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Em ato solene nas dependências do salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges", rua Alferes José Caetano, 834, na manhã desta terça-feira (15), às 11 horas, a Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa da vereadora Nancy Thame (PV), no decreto legislativo 11/2020, concedeu o "Título de Cidadão Piracicabano" à Sonia Dechen, que recebeu a honraria ao lado de familiares e amigos.
A parlamentar destacou a importância da Câmara, por decreto legislativo, conceder o título a pessoas que não são nascidas em Piracicaba, a exemplo dela mesma, mas que são referenciais, que se dedicam em prol do coletivo, que enxergam além dos muros dos quintais de suas casas e, que dão um significado todo especial devido à sua presença no município. E destacou o exemplo de Sonia, amiga de profissão, tendo em comum a formação na Esalq, o que também inclui o esposo de Sônia, Roque Dechen.
Nancy realçou a história muito bonita que Sônia tem em Piracicaba, na condição de pesquisadora, de renome internacional, que foi trabalhar no Instituto Agronômico de Campinas, com uma vida dedicada na área de solos e nutrição de plantas, que além da vida profissional, na comunidade, no movimento religioso, tem um toque todo especial, que é a musicalidade, ao tocar piano, que emociona a todos nos encontros de corais na Esalq, estando sempre ligada aos corais.
Nancy também considerou a primazia do evento solene para entrega do título ser realizada no salão nobre da Câmara, que passou por reformas e já está apto para receber o público, no momento de maneira controlada, devido à pandemia do coronavírus. "Quem ganha é a sociedade piracicabana, devido ao exemplo de cidadania que pauta Sonia Dechen", disse a parlamentar.
Nascida em São Paulo, Capital, Sonia Carmela Falci Dechen foi pesquisadora científica no IAC (Instituto Agronômico de Campinas) por 43 anos. É também engenheira agrônoma pela Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), tendo recebido, em sua formatura, o Prêmio Dr. Theodureto de Camargo como a Melhor Nota em Química Agrícola.
Emocionada, Sonia reverenciou a memória de sua mãe, que era de Piracicaba, Ruth Sonia Marcondes. E, registrou a satisfação de se manifestar pela primeira vez, da tribuna da Câmara. "Vocês não tem ideia do que isso é importante para mim", disse Sonia ao considerar que sua mãe deveria estar muito honrada de ver uma filha que nasceu em São Paulo e agora ser reconhecida como cidadã piracicabana.
Sonia recordou de quando tinha seis anos e chegou em Piracicaba, onde a vida transcorria de maneira agradável. Relembrou que fez o curso primário na Escola Moraes Barros e, o ginásio, no Sud Mennucci, na época que tinha o científico, até entrar na Esalq, para cursar Agronomia.
Também falou de seu ingresso no IAC (Instituto Agronômico de Campinas), em 1975, onde foi a primeira colocada, entre mais de 600 concorrentes, num instituto de pesquisa tido como o maior referencial da área, sendo que ao assumir o posto de trabalho foi surpreendido com a observação de sua chefia: "a senhora sabe que não quero mulher aqui", no que Sônia respondeu; "então precisa falar para os homens estudar mais, pois ganhei de todos eles."
Segundo Sonia, passou-se o tempo, até que um dia o filho de seu chefe lhe revelou o que o pai realmente pensava sobre ela: "se eu pudesse contratar duas mulheres capacitadas como ela, mandaria todos os homens do setor embora."
Sonia destacou a importância de contar esta história, como forma de mostrar que é um orgulho você saber que está trabalhando direito e, consegue fazer com que uma pessoa mude a sua opinião, mesmo que para isso leve tempo.
Quanto ao recebimento do Título de Cidadão Piracicabano disse que o leva com muito orgulho. "Ser cidadão piracicabano é algo que não passava pela minha ideia e de repente ela se concretizou e isso muito me honra", disse.
Notícias relacionadas
Câmara enaltece campeã panamericana de Kickboxing
Voto de congratulações é entregue a autora de livro
Via Brasil Produtora é homenageada com voto de congratulações
Diretora da Esalq, Thais Vieira, recebe Título de Cidadã Piracicabana
Daniel de Carvalho recebe o Título de Cidadão Piracicabano
Voto de congratulações contempla piracicabano nas Olimpíadas de Paris
Imobiliária é reconhecida pela Câmara por completar 25 anos
Eurocar Multimarcas recebe moção de aplausos pelos 20 anos de fundação
Médicos recebem títulos de 'Cidadão Piracicabano' em solenidade
Após 34 anos de serviço público, Hélio Prado recebe homenagem
Vereador entrega moção a professor e pesquisador da Esalq
Superintendência da Caixa Econômica Federal é homenageada
Vereador entrega voto de congratulações para alunos de academia
Medalha de mérito destaca empresa referencial na América Latina