
Entidades fazem apelo para pessoas físicas destinarem IR ao Fumdeca
Campanha pelo uso racional da água inicia debate com o envolvimento de síndicos nos mais de 600 condomínios residenciais de Piracicaba.
A vereadora Márcia Pacheco (PSDB) está disponibilizando as dependências da Câmara, bem como parte de seus assessores no envolvimento em campanha popular que visa mobilizar a população frente aos riscos de um racionamento de água devido ao período de estiagem, que afeta o Sistema Cantareira em São Paulo e, que tem reflexo direto no interior do Estado, principalmente em municípios que compõem a Bacia do Rio Piracicaba.
O assunto foi debatido na manhã de ontem (12), às 10h00, na sala de reuniões do primeiro andar do prédio anexo da Câmara que contou com a presença de representantes de administradoras de condomínios e síndicos que discutiram a retirada de propostas que possam contribuir para o envolvimento da sociedade em geral no uso racional da água, em procedimentos e medidas rotineiras que poderão serem de grande relevância social.
Walter Sacilotto, síndico do Condomínio Solar Quinta da Boa Vista, que integra os edifícios Copacabana, Ipanema e Leblon, compreendendo 200 famílias e 500 pessoas, no Bairro Alto apresentou gráficos de levantamentos que fez para aferir o consumo diário do complexo residencial, onde num primeiro momento da campanha houve considerável redução. Porém, citou o caso de um professor da Esalq que ao tentar refrescar o piso de seu apartamento esqueceu a torneira aberta por três horas, o que elevou o consumo de água em 12 mil litros.
Sacilotto também apresentou dados sobre atitudes simples que podem ser tomadas no dia a dia visando a redução do consumo, a exemplo de se trocar as antigas caixas de descargas de banheiros, que reduzem de 18 para 6 litros a utilização da água. O desperdício também pode se verificar no ato de fazer uma barba, onde se não houver consciência a pessoa pode gastar até 10 litros de água.
Gleice Fornasiero de Moraes Hastenreiter considerou que a população já está sentindo de forma indireta os efeitos da falta de água, que reflete nos preços dos legumes, das verduras e, dos apagões que acontecem no país. A consideração é que precisamos aprender como gastar água e, que também devemos levar este debate para as escolas, onde a criança possa crescer já desenvolvendo a consciência sobre o uso racional da água.
Érica Cristina Giuliano e Mariana Prado representaram a Administradora de Condomínios Prado & Juliano; seguido por Francis Stabelin, da Administradora Racon. E, também foram convidadas as empresas: ABC Administradora de Condomínios Ltda., Objetiva Administradora de Negócios; Santa Rita Administradora e Participações Ltda.; PGG Administradora S/C Ltda., Grupo Souza; BEVI Administradora de Condomínios e GECON, Gestão de Condomínios.
A próxima reunião está marcada para acontecer nas dependências da Câmara, no período noturno, dia 25 de fevereiro, terça-feira, às 19h00. A expectativa é que o SEMAE, Águas do Mirante, PCJ e, demais condomínios da cidade, bem como a população em geral reforcem as discussões para que novas deliberações sejam viabilizadas em função do uso consciente da água. Também se defende a criação na Câmara de um Forum Permanente, que envolva os principais setores na questão dos recursos hídricos locais.
Entidades fazem apelo para pessoas físicas destinarem IR ao Fumdeca
"ViVi": Visita Virtual com Audiodescrição é nova ferramenta da Câmara
Vereador, em indicação, solicita melhorias no prédio do Projeto Guri
Vereador participa da 4ª Feira de Empregabilidade
Vereador visita Centro de Reabilitação e destaca modelo de inclusão
Em reunião, vereador discute reforma do IML de Piracicaba
Câmara arrecada doações para população do Rio Grande do Sul
Em reunião, vereador discute destinação do IR aos fundos municipais
Vereador prestigia solenidade de valorização do policial militar
Vereador acolhe demandas do Conselho Tutelar do Nova América
Vereador participa de reunião do Conselho Tutelar de Piracicaba
Pira nos Bairros: 7ª edição trouxe serviços públicos e entretenimento
Escola Francisco de Almeida Kronka receberá 'Pira nos Bairros'
Rede de Atendimento retoma debates presenciais na defesa da mulher
Evento traz orientações sobre direitos, saúde e bem-estar a idosos