EM PIRACICABA (SP) 15 DE DEZEMBRO DE 2020

Subinspetora recebe homenagem por trabalhos em defesa da mulher

Moção de aplausos foi entregue nesta terça-feira por Nancy Thame.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Sonia Pateis de França, subinspetora da Guarda Civil Municipal até outubro deste ano, foi homenageada com a moção de aplausos 121/2020 pelo desenvolvimento de trabalhos para a proteção da mulher em situação de violência. A homenagem foi entregue nesta terça-feira (15), pela vereadora Nancy Thame (PV), autora da propositura. 

Nascida em 4 de outubro de 1960, em Santa Fé do Sul (SP), Sonia reside em Piracicaba há 28 anos. Ingressou na Guarda Civil Municipal em 26 de junho de 1992. Em 2005, após concurso interno, passou a constituir a classe distinta e, posteriormente, tornou-se subinspetora.

Como integrante da GCM, atuou em postos instalados na região da praça José Bonifácio, na Biblioteca Municipal, na Câmara e na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, entre outros. Dentro da corporação, trabalhou como adjunta no plantão, com o atendimento de rádio, telefone e armeira.

Em 2003, graduou-se no curso de assistente social, pela Faculdade Maria Imaculada.

A subinspetora trabalhou, ainda, no Departamento de Serviço Social da corporação durante 11 anos, auxiliando o comandante com o atendimento de funcionários da GCM e seus familiares em questões de saúde, readaptação no posto de trabalho e medicamentos, além de organizar festas para crianças, juninas, do Dia da Mulher, exposições de trabalhos manuais e artes produzidas por guardas.

Em 2017, assumiu a coordenação da equipe de guardas que servem na Patrulha Maria da Penha, com o objetivo de reduzir as estatísticas de violência contra mulheres em Piracicaba por meio do patrulhamento para apoio e cumprimento das medidas protetivas.

Em 2018, passou a contribuir com o grupo de trabalho da Rede de Atendimento e Proteção às Mulheres de Piracicaba com a apresentação de palestras sobre os serviços prestados pela Patrulha Maria da Penha e a participação em conversas sobre a criação de propositura voltada à temática.

Em outubro de 2020, após o cumprimento do tempo de serviço, aposentou-se.

Nancy Thame Homenagem

Texto:  Raquel Soares
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas