
Vereador visita espaço do Grupo Piracicaba de AA ao lado de secretário
Também foi ouvida a farmacêutica responsável pela disponibilização do soro no hospital
Presidente da CPI adiantou que relatório vai abordar protocolo de disponibilização do soro antiescorpiônico
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A técnica de enfermagem e a enfermeira do plantão da manhã do dia 12 de agosto, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica da Santa Casa de Piracicaba, relataram à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), nesta sexta-feira (27), os momentos finais de vida da menina Jamilly Vitória Duarte, de 5 anos. Picada por escorpião no dia anterior, a criança recebeu o primeiro atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Cristina e foi transferida para o hospital, onde recebeu o soro antiescorpiônico, mas não resistiu. A CPI foi formada na Câmara Municipal de Piracicaba para investigar as circunstâncias da morte da paciente.
Prestaram depoimento a técnica de enfermagem Lídia Araújo Cordeiro e a enfermeira supervisora da UTI, que não autorizou a divulgação de seus dados nesta reportagem. As profissionais relataram aos vereadores que assumiram o plantão às 7 horas da manhã e, na passagem de relatório do caso pela equipe anterior, identificaram que o quadro da paciente havia se agravado. Jamilly chorava bastante, estava com a frequência cardíaca elevada e recebeu um novo ciclo de soro antiescorpiônico.
Às 7h30, a equipe retirou a mãe da menina da UTI para realizar o procedimento de intubação. Em seguida, Jamilly teve uma parada cardiorrespiratória. De acordo com as profissionais de saúde, seguiu-se cerca de uma hora de tentativas de ressuscitação, mas a criança não resistiu. O óbito foi declarado às 9 horas da manhã.
A CPI também ouviu, nesta sexta-feira, o depoimento da coordenadora da farmácia da Santa Casa, Juliana Prezotto de Castro Costa. Ela relatou o procedimento de guarda e disponibilização do soro antiescorpiônico no hospital e deu detalhes de como se dá o protocolo e a comunicação entre as equipes de enfermagem e o setor de farmácia para fornecimento imediato da medicação. Ela também falou sobre o registro dos casos atendidos e comunicação posterior ao sistema do GVE (Grupo de Vigilância Estadual) e sistema de notificação nacional para a reposição do insumo.
Para o presidente da CPI, vereador Acácio Godoy (PP), foi possível observar, com os depoimentos, como se dá o protocolo interno de atendimento de casos de escorpionismo, que é acionado a partir da comunicação entre as equipes para a disponibilização do soro antiescorpiônico. Ele citou que esse sistema será abordado no relatório para que sejam adotadas ações efetivas para que situações como a de Jamilly não se repitam.
Na segunda-feira (30), a CPI retoma os depoimentos, às 8 horas, com a participação da enfermeira coordenadora e da médica responsável pelo caso, na Santa Casa. Também integram a CPI os vereadores Gustavo Pompeo (Avante), como relator e os membros Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, Pedro Kawai (PSDB) e Paulo Camolesi (PDT).
Vereador visita espaço do Grupo Piracicaba de AA ao lado de secretário
Câmara aprova solenidade para entrega do Título ‘Contabilista do Ano’
Reunião com representantes de escola aborda parceria para educação em Piracicaba
Vereador participa de live especial da Campanha Antitabagismo
Corrida Corta Mato recebe moção de aplausos
Vereador homenageia empresária por 16 anos de empreendedorismo
'Bate papo entre amigos': vereador foca compromissos e ações na defesa popular
Vida Nova Suíça: vereador confere satisfação de moradores pela casa própria
Vereador aborda exemplo de projeto terapêutico de São Paulo
Vereadores acompanham lançamento de programa oncológico que evidencia a cidade
Requerimento questiona condições de mobiliário e insumos da USF do Santa Fé I
Vereador enaltece a realização da 3ª Conferência Municipal do Idoso
Vereador solicita rampa de acessibilidade na entrada da UPA Vila Sônia
Vereador solicita medidas para segurança viária em frente a escola municipal
Câmara aprova, em primeira discussão, campanha sobre os riscos das telas