
Empresa de móveis planejados é homenageada na Câmara
Thiago Ribeiro (PSC) visitou o projeto instalado em praças e unidades escolares.
Visita aconteceu nesta quinta-feira (30)
Crédito: Assessoria parlamentarO vereador Thiago Ribeiro (PSC) esteve nesta quinta-feira (30), em visita a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, onde foi recebido pela equipe da secretária, Maria Silvia Baccila, as assessoras Emilia Hercules, Silmara Campezio, Daniela Santana e por Michele Prado, chefe do Núcleo Regional de Ensino do município paranaense que visitaram junto com o parlamentar o projeto “Faróis do Saber”, localizado em praças e unidades escolares da cidade.
O Faróis do Saber possui nove unidades espalhadas em praças da cidade e outras 32 vinculadas junto as escolas do município, e trabalha com objetivo de ser um centro de recursos informacionais integrado ao planejamento pedagógico da escola e espaço-tempo para mediação e incentivo à leitura, suporte à pesquisa e à difusão cultural.
Na primeira visita, o vereador conheceu a Escola Municipal Professor Herley Mehl, localizada na região do bairro curitibano, Pilarzinho. Lá, acompanhado do time da secretária de educação, foi recebido pela diretora Karine Braun, que apresentou a unidade escolar e explicou em detalhes os trabalhos desenvolvidos com alunos do pré ao nono ano escolar, com laboratórios tecnológicos, inovação, lições de cidadania, salas de criatividade e de capoeira.
Os alunos da escola, desenvolvem ações incentivadas pelo poder público, como a robótica, que faz parte do Farol do Saber e Inovação, que possui uma estrutura física no local e atende a escola e também é aberto à comunidade. O Farol do Saber e Inovação, possui uma biblioteca pedagógica e em seu piso superior um espaço maker, com tecnologias como a impressão em 3D, kits de robótica “Ludobot”, que possui CPU microduino, bluetooth, hub de sensores e bateria recarregável e que incentiva os alunos dos 6 anos aos 14 anos integrar ideias e projetos para criar robôs funcionais.
O Farol do Saber e Inovação presente na unidade escolar, ainda desenvolve ações que levem as crianças a imaginar, criar, brincar, compartilhar e refletir. A unidade escolar tem como princípios, dar autonomia aos seus alunos, deixando com que os mesmos desenvolvam projetos e atividades criando uma escola inovadora. A unidade escolar conta ainda com laboratórios experimentais de química, e que ensinam as crianças desde os mais pequenos as noções da tabela periódica e de seus elementos. Na impressora 3D do Farol, eles podem criar nos computadores e tablets disponibilizados pelo município e imprimir os elementos químicos em terceira dimensão.
O projeto, conta ainda com unidades em praças da cidade, que em suas bibliotecas criam oficinas atraindo as escolas e turistas em visitas. Recebem constantemente a visita de escritores que dialogam com os participantes e ainda promovem apresentações.
Dentro do hub de inovação do farol do saber, uma parceria do município de Curitiba com o MIT (Massachusetts Institute of Technology) e a Lego Fundation buscou levar mais apoio e garantir ferramentas para os alunos da rede pública municipal, utilizando sua tecnologia de robótica como o Lego Spike Prime em todas as unidades dos Faróis do Saber e Inovação.
Também é oferecido pela Lego Fundation, treinamento para a equipe da Secretaria, que é capacitada para treinar os professores, que passam por uma formação sobre inovação durante um ano e após esse período passam a atuar nos Faróis do Saber e Inovação. Estes professores passam por uma entrevista dentro da rede municipal, pois precisam ter habilidade em criar, inovar e o mais importante, incentivar os professores da rede a colocarem a inovação em prática dentro das salas de aula.
Os professores que atuam nas bibliotecas dos Faróis do Saber passam a ser chamados de agentes de literatura, e desenvolvem nas crianças a vontade pela leitura e pela busca no conhecimento.
O parlamentar também esteve na sede do Estúdio de Mídias da Secretaria Municipal de Educação e no Laboratório Pedagógico de Inovação (LAPI), onde conheceu um dos equipamentos que estão sendo enviados para todas as escolas municipais de Curitiba, O Farol do Saber e Inovação Móvel, um carrinho que é equipado com impressora 3D, Projetor, Notebooks, Tablets, Celulares, Microscópio, Impressora colorida e demais itens.
“Saio dessa visita técnica educativa, como a equipe da secretaria de educação de Curitiba diz, com brilho nos olhos. A educação de Curitiba tem os motivos de ser referência no país. Os trabalhos desenvolvidos pela pasta são descentralizados e toda a secretária é envolvida em cada projeto, eles ainda possuem um DNA inovador nos processos pela busca em desenvolver os projetos com os alunos. Na escola em que visitei o preparo com os alunos de sextos anos nas aulas de robótica é para que eles estejam preparados para participar do First Lego League (FLL), que é um torneio batizado de Superpowered e que desafia crianças e adolescentes a explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada. Levaremos todas ações e projetos desenvolvidos pelo Município de Curitiba na área da educação ao Secretário Bruno Roza, com o intuito de desenvolvermos ações para desenvolver a inovação educativa através de projetos semelhantes em Piracicaba” destacou Thiago Ribeiro.
Empresa de móveis planejados é homenageada na Câmara
Câmara aprova homenagens a personalidades e instituições da cidade
Distribuidora de Bebidas recebe homenagem da Câmara
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Câmara aprova LDO 2026 com previsão de R$ 3,4 bilhões em receitas
Câmara aprova projeto que remaneja verbas do orçamento municipal
Câmara aprova reajuste salarial para cargos de comando da Guarda Civil Municipal
Câmara realiza extras para votar créditos de R$ 64 mi e LDO 2026
Em comunicado, Câmara anuncia reunião extraordinária para votar PL 136/2025
Vereador acompanha obras de drenagem na avenida Rio das Pedras
Vereador visita “Espaço Motoboy” em Sorocaba e propõe implantação em Piracicaba
Aprovado, em segunda discussão, mês de combate à Poliomielite
Câmara aprova cinco novas denominações para espaços públicos da cidade
Projeto de lei institui outubro como o mês de combate à Poliomielite
Projeto regulamenta a prestação de assistência religiosa nos hospitais