
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Josef Borges, na tribuna desta quinta (6), também falou sobre o Dia Internacional da Mulher, índices de empregabilidade e sobre entrega de moradias populares e honraria
Josef Borges na Tribuna da 9ª Reunião Ordinária, realizada na noite desta quinta-feira (6)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401O vereador Josef Borges (PP), em discursos realizados na Tribuna da 9ª Reunião Ordinária da Câmara, na noite de quinta-feira (6), falou sobre a regulamentação da cobrança do justo valor da unidade imobiliária dos processos de regularização fundiária urbana na modalidade de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Específico (Reurb-E), sobre o Dia Internacional da Mulher, comemorado no sábado (8), sobre índices de empregabilidade na cidade, sobre a entrega de moradias populares e, também, sobre a entrega de voto de congratulações a empresa do setor de perfumaria.
Em seu primeiro discurso, o parlamentar destacou o decreto municipal 20.135/2025, publicado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária no dia 24 de fevereiro, que regulamenta a cobrança do justo valor.
“Na regularização fundiária nós temos a Reurb-S, que é o social, e a Reurb-E, que é o específico. Na Reurb-S, cabe ao poder público a responsabilidade e o custeio de elaborar o projeto de regularização. Já na Reurb-E, a regularização fundiária, a contratação e o custeio é de responsabilidade do proprietário. Então, esse decreto ele vem para fazer essa regularização. Como o poder público é o responsável por custear e também por elaborar o projeto de regularização fundiária na Reurb-S, [voltado] à população de baixa renda, às vezes o morador ele está dentro de um projeto da Reurb-S, mas ele pertence à Reurb-E. Então, esses moradores não têm direito à gratuidade e às custas dos tributos notariais e registrais. E, até o momento, eles não conseguem concluir esse processo de registro da matrícula no cartório de registro de imóveis, por serem considerados Reurb-E dentro de uma Reurb-S”, explicou o vereador.
Ainda segundo Josef Borges, o decreto prevê que, havendo solução consensual, “a aquisição dos direitos reais pelo munícipe fica condicionada ao pagamento do justo valor da unidade imobiliária regularizada. E o que diz o decreto? Esse pagamento, ele terá desconto de vinte por cento, se for pago à vista, ou ele pode até ser parcelado em doze vezes”.
“Para proceder com a regularização”, segue o vereador, “o beneficiário deve procurar a secretaria municipal de habitação e regularização fundiária, de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 16:00 horas, lá no 9º andar do Centro Cívico, munido de RG, CPF e certidão de casamento ou documento equivalente atualizado. Ou, se preferir poderá requerer junto ao sistema Sem Papel”.
Em seu segundo discurso, Josef Borges fez homenagem às mulheres, cujo Dia Internacional é comemorado neste sábado (8) e, na sequência, trouxe dados referentes à empregabilidade no município.
“No mês de janeiro, nós tivemos um saldo positivo de 1331 vagas de emprego em Piracicaba. Esses dados, de janeiro do CAGED (O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), colocam Piracicaba no ranking da 4ª colocação no estado como município que mais criou vagas entre os 646 existentes, e o 20º do país. Esses são dados já contando as demissões", frisou o vereador.
Ele também falou sobre a recente entrega de 120 moradias populares no Nova Suíça, por meio dos Programas Minha Casa, Minha Vida, do governo Federal, e Casa Paulista, do governo Estadual, além da entrega de voto de congratulações à empresa Thera & CO. por sua contribuição ao setor de perfumaria.
Os discursos completos de Josef Borges podem ser revistos acima.
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Antonio Messias Galdino recebe Título de 'Piracicabanus Praeclarus' nesta sexta
Vereador aponta necessidade de manutenção asfáltica em via do Pq. Santa Cecília
Vereador defende recursos federais para dinamizar Piracicaba
Câmara vota convocação de audiência pública sobre as contas do município de 2022
Alunos do Dom Bosco São Mário participam do projeto Conheça o Legislativo
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
PLC autoriza doações de imóveis edificados do âmbito de programas de incentivo
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Entenda como funcionará a contribuição para o custeio da iluminação pública
Vereador cobra limpeza e manutenção do cemitério da Vila Rezende
Vereador volta a cobrar reforma no Centro Comunitário do Piracicamirim
Vereador quer saber quando ultrassom odontológico de UBS será consertado
Audiência pública discutirá projetos de regularização de edificações e fundiária
Câmara aprova quatro projetos de lei de denominação de vias e locais públicos