Projeto para suspender pagamento de multas de trânsito é protocolado
Vereador e secretário-executivo de Habitação discutem moradia a GCMs
Thiago Ribeiro esteve em São Paulo para reunião com Eli Corrêa Filho
O vereador Thiago Ribeiro (PRD) esteve em São Paulo (SP), nesta terça-feira (28), em reunião com o secretário-executivo estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Eli Corrêa Filho (União Brasil), para defender a inclusão de guardas civis municipais no programa "Parcerias com Municípios", a fim de garantir que os GCMs de Piracicaba estejam contemplados na reserva destinada a agentes de segurança pública de 4% das unidades habitacionais do Estado.
O tema consta da moção de apelo 119/2024, de autoria do parlamentar e aprovada pela Câmara nesta segunda-feira (27), na 32ª Reunião Ordinária. O documento é endereçado ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e ao secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Cardinale Branco, solicitando a inclusão dos GCMs no programa da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) —em novembro do ano passado, o vereador havia apresentado o mesmo pedido ao presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino.
Se a demanda que motivou o apelo encaminhado por Thiago Ribeiro for aprovada pelo governo paulista, guardas civis municipais de regiões metropolitanas passarão a ser incluídos nas reservas habitacionais de moradias da CDHU, hoje previstas apenas para policiais militares e civis e agentes penitenciários. "Estivemos na capital para pleitear algo que já é dos guardas por direito: a reserva de 4% das habitações. Com isso, visamos garantir algo constitucional e promover a igualdade das atribuições dos que nos servem com tanta dedicação", disse Thiago Ribeiro.
Na reunião ocorrida na sede da secretaria, em São Paulo, o secretário-executivo destacou o compromisso do Estado com a população piracicabana, frisando que fará "o necessário para garantir o direito básico à moradia dos guardas municipais". "Fico muito feliz com a visita do vereador aqui, na capital, e afirmo um compromisso não só com os guardas municipais, mas com todos os piracicabanos: levaremos a habitação a todos. Recebo essa moção de apelo do vereador Thiago Ribeiro e reafirmo: faremos o possível para incluir a Guarda Civil da Região Metropolitana de Piracicaba nos 4% das moradias habitacionais do Estado", disse Eli Corrêa Filho.
Ao final da reunião, o dirigente colocou a Secretaria Executiva à disposição do mandato de Thiago Ribeiro e afirmou que "bons projetos nascem do diálogo ente os poderes Legislativo e Executivo de Estados e municípios".
Notícias relacionadas
Câmara integra gabinete de crise que enfrenta falta d’água na cidade
Câmara aprova cinco projetos para denominações de espaços públicos
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025
Câmara reconhece dinamismo de empresa do setor imobiliário
Empresa de desenvolvimento imobiliário ganha reconhecimento da Câmara
Vereador indica melhorias no bairro Monte Feliz
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Orçamento de Piracicaba: Câmara debate propostas e emendas para 2025
Audiência pública discute emendas ao Orçamento de 2025
Rua no bairro Dona Antônia recebe nome de “Maria Della Porte Viscardi”
Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
Vereador acompanha recape em ruas do bairro Alvorada
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária
Ampliação da estrutura da Ares-PCJ tem parecer favorável da CLJR