EM PIRACICABA (SP) 12 DE MAIO DE 2023

Vereador incentiva revitalização de horta na Escola Manasses

Mudas de verduras foram entregues na última quinta-feira (11)




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


O vereador Pedro Kawai (PSDB) entregou, na manhã desta quinta-feira (11), as mudas de verduras que serão usadas para revitalização da Horta na Escola Escola Estadual Professor Manassés Ephrain Pereira.

Embora seja uma horta convencional, ela faz uso de compostagem e trabalha com o conceito de alimentação orgânica. “Dado que a unidade escolar já possuía uma área designada para a horta, foi efetuado um estudo a respeito deste lugar, onde foram observados e registrados os elementos e particularidades da horta, a qual apresentava partes divididas por alguns elementos (tijolos e madeira), algumas hortaliças e plantas frutíferas", relatou o vereador Pedro Kawai.

Além do vereador Pedro Kawai e dos profissionais da unidade de ensino, a ação contou com o apoio da empresa JBL Consultoria em Agronegócios e a doação das mudas partiu de Isaltino Bicudo Sampaio, proprietário da empresa IBS.

Nos canteiros, foram plantadas hortaliças como cebolinha, alface, chicória e pepino, que deixarão o ambiente da escola ainda mais agradável.

O Viveiro Educador existe desde 2015. Hoje, os responsáveis são os professores João Gilberto Beltrame e Marcos César Costa, que observaram a necessidade de conscientizar os alunos, na prática, sobre a importância da relação entre o homem e o ambiente. 

O projeto foi desenvolvido ainda com o objetivo de despertar o interesse para o cultivo do alimento, em que os próprios alunos aprendem a plantar e a colher os vegetais, oportunizando, com isso, o conhecimento do processo básico de germinação das plantas e conscientizando-os da importância de consumo de alimentos saudáveis e nutritivos.

"O fato de a horta estar vistosa não é o mais importante em um trabalho desse tipo. O que realmente interessa é que o aluno crie responsabilidade em torno de tudo o que diz respeito à natureza e também ao lugar em que vive, como a escola, ou a sua casa", diz o vereador Pedro Kawai.

Meio Ambiente Pedro Kawai

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas