EM PIRACICABA (SP) 22 DE MARÇO DE 2022

Vereador participa da abertura da Semana da Água

Josef Borges representou o Legislativo na solenidade da Prefeitura e ressaltou a importância da preservação das nascentes.




Toque na imagem para aumentar

(Foto: Justino Lucente/Prefeitura)




O vereador Josef Borges (Solidariedade) participou da solenidade de abertura da programação da Semana da Água – Por uma Gestão Compartilhada dos Recursos Hídricos, realizada no Teatro Municipal "Erotides de Campos", no Engenho Central. Ele representou a Câmara no evento, que também teve a presença da vereadora Silvia Morales (PV) e do vereador Gustavo Pompeo (Avante).

O evento é promovido pela Prefeitura e pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), em parceria com as concessionárias Mirante e CPFL Paulista. Comemorado nesta terça-feira (22), o Dia Mundial da Água foi instituído durante Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 (Rio 92/Eco 92) para conscientizar sobre a importância da água para a sobrevivência de todos os seres vivos.

Josef Borges, que é líder do governo na Câmara, ressaltou as ações em defesa da água no município, principalmente a de recuperação de nascentes. "As nascentes precisam ser protegidas e recuperadas com reflorestamento para contarmos com abastecimento de água no futuro", afirmou.

Também estiveram na cerimônia o prefeito Luciano Almeida, que também é presidente do Comitê PCJ (Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba e Jaguari, o secretário de Defesa do Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia, a secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, o superintendente operacional do Semae, João Victor Santos Roesner, o secretário-executivo do Comitê PCJ, André Navarro, o diretor-presidente da Fundação Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, e o promotor de Justiça do Gaema, Ivan Carneiro Castanheiro.

Temas importantes sobre o abastecimento, o futuro dos recursos hídricos e as ações para a garantia da segurança hídrica de Piracicaba foram debatidos entre os participantes da roda de conversa, que teve a secretária Nancy Thame e o geólogo Fábio Lazzerini, da Sedema.

PREMIAÇÃO E PLANTIO - As atividades da Semana da Água continuam nesta quarta-feira (23) com a premiação dos alunos da Escola Municipal "João Batista Nogueira", às 9h, pela participação no concurso "A importância da água para a geração de energia". Os trabalhos estão expostos na entrada do teatro.

Na sequência, serão realizadas duas rodas de conversa. A primeira terá a participação dos educadores Elisandra Moreno, diretora da Escola Municipal "João Batista Nogueira", e Jerry Morais, do Consórcio PCJ, e a segunda, que vai debater os desafios do abastecimento, terá a participação de João Victor Santos Roesner, do Semae, e Rodrigo Leitão, da Mirante.

No sábado (26), será feito o plantio de cerca de 500 mudas de árvores nativas pelo programa Plante Vida, a partir das 9h, no bairro Altos do São Francisco.

Meio Ambiente Josef Borges

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas