EM PIRACICABA (SP) 15 DE JULHO DE 2021

Vereador prestigia evento na Escola Estadual Hélio Penteado de Castro

Josef Borges acompanhou nesta quarta-feira as atividades de encerramento do semestre da Escola Estadual "Professor Hélio Penteado de Castro", no Parque Piracicaba.




Toque na imagem para aumentar

Atividades marcam o encerramento do primeiro semestre de 2021

Crédito: Assessoria parlamentar


O vereador Josef Borges (Solidariedade) acompanhou nesta quarta-feira (14) as atividades de encerramento do semestre realizadas por estudantes e professores da Escola Estadual "Professor Hélio Penteado de Castro", no Parque Piracicaba. Também estiveram presentes o dirigente regional de Ensino, Fábio Negreiros, e o deputado estadual Roberto Morais (Cidadania).

O evento, denominado "Culminância", encerra o primeiro semestre de 2021, com diversas atividades culturais e esportivas e apresentações dos projetos desenvolvidos pelos 663 alunos dos anos finais do ensino fundamental do período integral, além de trabalhos produzidos pelos professores da unidade.

De acordo com a diretora da escola, Flávia Módulo, o "Culminância" demonstra à comunidade escolar o ápice do aprendizado dos estudantes durante o primeiro semestre. "Neste ano, por causa da pandemia, os trabalhos foram realizados durante as aulas eletivas; infelizmente, os clubes juvenis não puderam ocorrer. Foram apresentados projetos dos alunos do 6º ao 9º anos", destacou.

Ainda de acordo com Flávia, a elaboração dos projetos uniu tecnologia e criatividade dos alunos. Com aulas on-line e parte presencial, muitos trabalhos fizeram uso de gravações em vídeo, desenhos e áudios. Um dele foi a proposta de "Luz, Câmera e Animação", promovida pelos alunos do 6ºD, que uniu teatro, improviso e vídeo. Da turma do 6º C, a proposta foi "Aventura em Quadrinhos" e teve, como elementos, desenhos feitos pelos estudantes e animações em vídeo. Os alunos do 7ºB elaboraram um livro de receitas sobre gastronomia regional, com pesquisas familiares de pratos tradicionais.

ATIVIDADES CULTURAIS E ESPORTIVAS - O evento também contou com a apresentação dos alunos do curso de iniciação musical para estudantes da Escola Estadual "Professor Hélio Penteado de Castro" e da Escola Municipal "Professora Judith Moretti Accorsi". Em violão e flauta, eles apresentaram a música "Asa Branca", de Luiz Gonzaga.

Os Jogos Olímpicos também foram lembrados. Estudantes falaram sobre a competição e fizeram demonstração de arremesso de peso, disco e dardo. Ex-triatleta profissional, Josef Borges interagiu com os estudantes durante a apresentação e falou sobre o modo correto de arremessar os objetos, conforme preveem as regras da modalidade.

O evento foi concluído com a apresentação de uma quadrilha julina, apresentada pelos professores para os alunos. As turmas entraram em férias e, de acordo com Flávia Módulo, em agosto as aulas presenciais retornarão com 50% da capacidade.

"Os projetos e as inciativas desses alunos envolveram questões importantes como o meio ambiente e o uso científico da tecnologia. Esses estudantes contam com uma educação de qualidade. A conexão dos adolescentes com a escola e com o mundo que os cerca possibilitou diversos aprendizados, priorizando o desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural de forma ampla e abrangente", afirmou Josef Borges.

De acordo com o vereador, a pandemia lançou muitos desafios para a educação, desde o ano passado. "Ver uma escola que deu uma continuidade na construção do conhecimento, mesmo diante de tantas situações problemáticas, é ter a certeza sempre de que uma educação de qualidade, a qual integre o aluno nas mais diversas situações, fará a diferença em sua formação cidadã e, acima de tudo, humana", concluiu.

Cultura Educação Josef Borges

Texto:  Assessoria parlamentar Pedro Paulo Martins
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas