
Cobrada, Prefeitura estipula prazos para retomada de obras no Mário Dedini
Cassio Fala Pira (PL) é autor do requerimento 577/2025, aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira (9)
Requerimento 577/2025 é de autoria do vereador Cassio Fala Pira (PL)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 33ª Reunião Ordinária realizada na noite desta segunda-feira (9), o requerimento 577/2025, do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cassio Fala Pira. O documento solicita esclarecimentos do Executivo a respeito de denúncias sobre um forte mau cheiro que há tempos afeta os moradores dos bairros Parque Conceição I e II, Algodoal e Santa Terezinha.
A iniciativa do parlamentar se baseia em relatos de moradores da região, que têm se queixado da persistência de um odor desagradável, cuja origem ainda não foi identificada com precisão. Conforme o requerimento, há a suspeita de que a emissão do cheiro esteja ligada à atividade de um frigorífico nas proximidades.
Segundo os relatos reunidos pelo vereador, a população tem acionado a Prefeitura por meio de protocolos no sistema SIP 156, e os casos vêm sendo encaminhados à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Apesar disso, as respostas têm apontado que o local é regularmente fiscalizado, sem, no entanto, a apresentação de estudos técnicos específicos que confirmem a origem do problema ou tragam soluções eficazes.
Moradores afirmam que, em algumas noites, o cheiro é tão intenso que chega a causar náuseas e ânsias de vômito, comprometendo o descanso noturno e impactando negativamente a saúde e o bem-estar da comunidade.
Diante dessa situação, o requerimento solicita que o Executivo informe quais medidas estão sendo tomadas para apurar e solucionar o problema. O vereador pede dados sobre a quantidade de protocolos registrados, os encaminhamentos feitos pela Prefeitura, e se há estudos técnicos ou laudos que identifiquem a origem do mau cheiro. Caso ainda não existam análises, questiona-se se há previsão para a realização de um estudo específico, com o respectivo cronograma.
Cassio Fala Pira também quer saber qual é o posicionamento da Cetesb sobre a situação e se existe algum relatório técnico que possa ser compartilhado. O parlamentar ainda busca informações sobre a atuação da fiscalização ambiental municipal, a realização de vistorias conjuntas e o eventual diálogo da Administração com empresas da região que possam estar relacionadas ao problema. Outras ações previstas para mitigar o impacto sobre a população também são solicitadas.
Cobrada, Prefeitura estipula prazos para retomada de obras no Mário Dedini
Locutores comerciais reivindicam regulamentação da atividade
Audiência pública, nesta terça, discute obras paralisadas no Mário Dedini
Moradores do Parque Orlanda sofrem com falta de água
Vereador denuncia descarte irregular de lixo em área verde
Vereador discute estação elevatória no Itaperu
Solenidade na Paulista celebra os 93 anos da Revolução de 1932
Vereador mira projeto para incentivar inclusão no mercado de trabalho
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Vereador reforça pedidos de melhorias em área de lazer do Santa Rosa
Trancistas recebem Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Ações contra a pedofilia aproximam vereadores
Vereador recebe visita de atriz e miss
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Crime e paixão na rua Boa Morte: o caso do Capitão Rodrigo Alves