
Novo site da Câmara aposta em modernidade, transparência e navegação intuitiva
Laércio Trevisan Jr. encaminhou ofício ao Executivo em que solicita providências para recuperação de valores inscritos na dívida ativa e regularização de contribuintes
Trevisan Jr. propõe o envio de projeto de lei para que programa possibilite adesão já no segundo semestre de 2025
Crédito: Assessoria parlamentarO vereador Laércio Trevisan Júnior (PL) encaminhou ao prefeito Hélio Zanatta (PSD) o ofício nº 104/2025 com sugestão para que o Executivo envie à Câmara Municipal de Piracicaba um projeto de lei instituindo um novo Refis (Programa de Recuperação Fiscal), com possibilidade de adesão já no segundo semestre de 2025.
A proposta tem como fundamento os dados oficiais divulgados pela Prefeitura na resposta ao requerimento nº 695/2025, que revelam um volume superior a R$ 1,09 bilhão apenas em débitos de IPTU inscritos em dívida ativa do Município.
Segundo o vereador Laércio Trevisan Júnior, a medida se justifica não apenas pela necessidade de incremento da arrecadação municipal, mas também como mecanismo de justiça fiscal e incentivo à regularização dos contribuintes inadimplentes. "Esse montante, por si só, demonstra a urgência de uma política pública que permita a negociação desses débitos. O Refis é uma medida viável, razoável e socialmente importante", argumenta.
Na avaliação do parlamentar, a proposta traria benefícios mútuos: permitiria à administração municipal recuperar parte significativa dos valores devidos por meio de parcelamentos com condições especiais (como redução de juros e multas) e daria aos contribuintes a oportunidade de regularizar sua situação fiscal com maior facilidade.
“É um momento delicado da economia nacional e cabe ao poder público tomar iniciativas que não apenas melhorem a arrecadação, mas também facilitem o pagamento por parte da população, especialmente diante de uma dívida ativa desse porte”, destacou o vereador, no documento.
A iniciativa propõe que o Executivo elabore e encaminhe o projeto ao Legislativo ainda no segundo semestre deste ano, a fim de que o programa possa ser implantado e tenha adesão suficiente para gerar efeitos positivos já no exercício de 2025. O vereador também colocou seu gabinete à disposição para colaborar na análise e tramitação da proposta no âmbito da Câmara Municipal.
Novo site da Câmara aposta em modernidade, transparência e navegação intuitiva
Vereador propõe estudo para implantação de corredor verde em Piracicaba
Moradores do Alvorada reforçam pedido por redutores de velocidade
Parlamentar debate contratação de pessoas com deficiência por empresas
Vereador e policial militar agradecem apoio do secretário municipal de Saúde
Vereador cobra ampliação dos horários da linha 811 Anhumas-TSJ
Vereador e Bem-Estar Animal discutem em reunião banco de ração e utensílios
Vereador acompanha reforma de telhado na Escola Municipal Prof. Milton Rontani
Vereador solicita reformas e melhorias na UPA Vila Rezende
Vereador aponta demandas no Terminal São Jorge
10ª edição da Ação de Empregabilidade reúne mais de duas mil pessoas
Locutores comerciais reivindicam regulamentação da atividade
Vereador solicita limpeza em área verde no bairro Chapadão
Em visita ao bairro Santa Rosa, vereador verifica demandas da comunidade
Vereador indica cascalhamento em via do bairro Santa Rosa